Pular para o conteúdo principal

Na sala sensorial, com uma piscina de bolinhas no fundo, à esquerda, e um mural sensorial na parede à direita, a foto mostra uma meia lua formada por estudantes. Enquanto os(as) outros(as) se sentam no chão, Melissa está sentada em um pufe.
Acervo EM Aires da Mata Machado

Protagonismo Azul

criado em - atualizado em

 

Em homenagem ao mês da conscientização sobre o autismo, também conhecido como “Abril Azul”, a Escola Municipal Aires da Mata Machado colocou em evidência uma estudante com autismo para falar sobre sua vivência como pessoa neurodivergente com os(as) outros(as) estudantes. Além disso, durante o mês de abril, cada turma da escola foi encaminhada à sala parque sensorial para uma roda de conversa, cuja mediação foi feita pelo professor do Atendimento Educacional Especializado, Warley Abelha, juntamente com a estudante do 4º ano Melissa Mikayla.
 

Durante a prática, a aluna relatou suas experiências como pessoa autista, falou de suas características, como sensibilidade auditiva, seletividade alimentar, estereotipias, interesses restritos, hiperfocos em temas ou objetos e dificuldade de lidar com mudanças em sua rotina. Após o relato da estudante, foram apresentados vídeos e recursos audiovisuais para aprofundar ainda mais o assunto. 
 

Além das rodas de conversa, a escola também tem realizado outras ações ligadas ao autismo, como um movimento na praça em frente à escola, para mobilizar a comunidade a respeito da temática, com a utilização de faixa, balões e percussão da Escola Integrada, palestras para o desenvolvimento profissional dos(as) docentes, confecções de murais, atividades coletivas no recreio e reunião com as famílias.


Melissa disse ter gostado da ideia e ficou feliz em participar das atividades, esclarecer seus colegas e ampliar seus conhecimentos: "Eu gostei muito dessa experiência maravilhosa (de palestrar sobre o autismo), isso foi uma oportunidade para as crianças e para eu aprender. Eu acho que elas gostaram!"