Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de estudantes reunido em uma biblioteca escolar, com estantes de livros na lateral esquerda. Os(As) alunos(as) estão sentados em cadeiras vermelhas ao redor de mesas também vermelhas, vestindo uniformes verdes e brancos. A maioria deles(as) sorri para a câmera. O ambiente é bem iluminado, com janelas protegidas por grades azuis e detalhes decorativos, como vasos de plantas.
Acervo EMBH

Projeto convida estudantes a recitarem poemas

criado em - atualizado em

 

O projeto Momentos Poéticos tem sido desenvolvido, desde o início do ano de 2023, na Escola Municipal Belo Horizonte (EMBH). Construído a partir da produção midiática com gravação de poesias, o objetivo do projeto é desenvolver a prática da fruição, por meio da leitura oral, em sala de aula, dos diferentes gêneros da produção estética da poesia em língua portuguesa. Os poemas oferecidos aos(às) alunos(as) contemplam as literaturas africanas de língua portuguesa, a literatura portuguesa e a literatura brasileira. 


Após a leitura, alguns(algumas) alunos(as) são selecionados(as) para treinar a dicção oral em casa, a fim de se fazer a gravação, na biblioteca da escola, de vídeos poéticos, que em seguida são postados no Instagram da escola. Os links com as gravações são compartilhados nos grupos de estudantes e com outros(as) apreciadores(as) do gênero poesia, para que a comunidade escolar possa desfrutar da produção estudantil, além de oferecer comentários sobre o trabalho realizado.


Durante o ano letivo de 2025, outros(as) alunos(as) terão a oportunidade de participar desse campo de produção literário-artístico, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2024, os(as) estudantes das turmas do sétimo ano foram os(as) primeiros(as) a querer participar no projeto, e, em 2025, o professor Jardel Fernandes segue com o projeto com as turmas do oitavo, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior.
“Aqui na escola, tivemos a oportunidade de aprender sobre a literatura africana, portuguesa e brasileira. Também pudemos gravar vídeos com poesias e poemas, que foram postados no Instagram da escola. Foi uma experiência muito legal!", conta Nicolly Ester Barbosa, do 8° ano A.