12 June 2025 -
A Emei Palmeiras desenvolveu o projeto pedagógico “Baú de experiências” com a turma de 5 anos, chamada “Pequenos viajantes”, composta por 23 crianças do turno da manhã. Com o brincar como eixo central, a proposta, desenvolvida pela professora Tatiana Reis, apostou na escuta sensível e na pedagogia para estimular a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento integral das crianças.
O projeto partiu da concepção da criança como curiosa e construtora de conhecimentos. Cada sessão do “Baú de experiências brincantes” trazia um novo convite à exploração. Havia materiais diferentes, propostas variadas e momentos de troca em roda, ocasiões em que as crianças levantavam hipóteses, investigavam, experimentavam e refletiam coletivamente sobre o que viram. O intuito foi potencializar o uso de materiais e espaços brincantes, levando em consideração a participação, os apontamentos e os desejos das crianças.
Além de ampliar o repertório de experiências lúdicas, as atividades do projeto contribuíram para o desenvolvimento da coordenação motora, do trabalho coletivo e da cooperação entre os(as) pequenos(as). Ao final de cada dia de experimentação, diferentes formas de registro das crianças foram usadas para expressar as descobertas, como desenhos, fotografias, esculturas de massinha ou vídeos. Os dias de aprender no “Baú de experiências” eram sempre muito aguardados pelas crianças, curiosas para saber qual seria o experimento proposto.
A culminância do projeto foi marcada pela criação do livro “Rimas brincantes”, apresentado no evento “Café com autógrafos”, realizado na escola no final do ano. A publicação coletiva nasceu das frases construídas após cada experiência, que, aos poucos, foram se transformando em rimas poéticas criadas pelas próprias crianças. O livro foi ilustrado pelos(as) alunos(as) para retratar a jornada de alfabetização.
A professora Patrícia Antunes falou sobre o desenvolvimento do projeto. “Acompanhei o projeto da professora Tatiana Reis, e ela adora escrever sobre as aventuras dos educandos. Ela guiou as crianças nessa jornada de aprendizado com habilidade de transformar a linguagem em poesia”, declarou.
O projeto “Baú de experiências” demonstra a importância do brincar no processo educativo e evidencia o papel dos(as) educadores(as) como mediadores(as) sensíveis, capazes de transformar cada descoberta em uma experiência de aprendizado.