Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: a foto mostra um grupo de estudantes em um ambiente interno. A maioria está vestida com o uniforme escolar, composto por camiseta verde e bermuda azul. À esquerda, uma aluna veste blusa branca com estampa da Minnie Mouse e calça preta. O local tem piso de granito e uma divisória metálica à esquerda.
Acervo EMJP

Onda do bem: convivência que transforma

criado em - atualizado em

 

A fim de promover a cultura do bem entre os(as) alunos(as) do 1º ao 5º ano, a equipe do Programa Escola Integrada (PEI) da Escola Municipal João do Patrocínio (EMJP) desenvolveu o projeto “Onda do bem – juntos fazemos a diferença”, que será desenvolvido durante o ano.

 

O objetivo principal da ação é incentivar valores como empatia, respeito, solidariedade e cooperação, integrando-os às atividades pedagógicas e convivenciais do PEI de forma sistemática e contínua. O público participante é composto de crianças de 6 a 11 anos oriundas da comunidade atendida pela escola, as quais vivenciam desafios relacionados ao convívio social, como o uso de palavrões, atitudes agressivas, bullying, racismo e outros preconceitos.

 

O projeto busca transformar esse cenário por meio de ações educativas que valorizam boas atitudes, fortalecem os vínculos entre os(as) alunos(as) e incentivam o protagonismo infantil, como rodas de conversa, destaques mensais, monitoria solidária, cartazes de apoio e de desculpas, bem como atividades integradas às disciplinas. Assim, o “Onda do Bem” se propõe a cultivar, no ambiente escolar, uma convivência mais saudável, acolhedora e humanizada.

 

O coordenador de apoio do PEI, Lucas Maciel Martins, comentou ser um trabalho gratificante, apesar de complexo: “Tem sido muito bom. Embora seja um processo que leve tempo, até as crianças absorverem tudo, quebrarem seus próprios paradigmas pessoais e começarem a colocar em prática, exige paciência e continuidade. Mas tem sido bem produtivo: os conflitos têm diminuído de um modo geral, várias crianças deixaram de sair das aulas por causa de desentendimentos, e os relatos de bullying também diminuíram significativamente. Os alunos têm se respeitado mais. Além disso, muitos agora querem ser monitores e têm se esforçado para isso. Estão empolgados com os prêmios do ‘Bom Exemplo do Mês’, o que tem incentivado ainda mais atitudes positivas.”