21 October 2025 -
Você já parou para pensar na história que existe por trás de cada alimento servido no prato? Na Creche Criança Feliz da Comunidade dos Amigos do Bairro Caetano Furquim, da Regional Leste, as professoras Helen Carolina Silva de Almeida Dias, Ana Clara Lima, Cleyde de Jesus Rodrigues e Mércia Antônio Ribeiro da Cruz transformaram essa reflexão em aprendizado com o projeto “Guardiões da Comida – O mistério do desperdício”.
Tudo começou com uma visita à cozinha da creche, onde as crianças conheceram o processo de pesagem dos alimentos. A partir dali, a curiosidade virou ação: a escola passou a cultivar uma nova horta suspensa, revitalizar o jardim e explorar sabores e saberes da cultura indígena e afro-brasileira.
Durante as vivências, os pequenos descobriram o sabor do inhame, do quiabo, da batata-doce, do coco e do tamarindo, e prepararam uma vitamina de inhame com morango, feita por eles mesmos. A magia estava em observar, tocar, cheirar e provar cada ingrediente.
“Podemos perceber que essas práticas auxiliaram na rotina alimentar das crianças na creche, gerando mais interesse em experimentar novos alimentos naquelas crianças com seletividade alimentar da turma”, conta Maria de Lourdes Costa Oliveira, coordenadora pedagógica.
