21 March 2025 -
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) CAC Havaí desenvolveu um projeto significativo para o contexto urbano atual. A iniciativa, que visa ao bem-viver das crianças, busca aumentar o contato dos(as) pequenos(as) com a natureza. O projeto é desenvolvido por meio de práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente, transformando os espaços externos da escola em salas de aula ao ar livre, onde as crianças vivenciam o aprendizado em meio a plantas, árvores frutíferas e jardins.
O projeto irá se estender ao longo de todo o ano, envolvendo duas turmas de crianças com idades entre 3 e 5 anos, totalizando 40 alunos(as). Algumas das atividades que já ocorreram foram rodas de conversa sobre preservação ambiental, contação de histórias, brincadeiras e jogos educativos. Ao interagirem diretamente com a natureza, colhendo sementes para atividades lúdicas e explorando o parque da escola, os(as) estudantes passam menos tempo em ambientes fechados. “Levar as crianças para práticas pedagógicas no parque é garantir o direito delas ao contato com a natureza”, afirma a professora Ane Meire sobre a importância do vínculo desde a primeira infância.
A iniciativa está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere aos direitos de aprendizagem baseados na exploração e na experimentação. Na Emei CAC Havaí, atividades como a colheita de goiabas e o jogo "Quantas sementes tem?", em que crianças contam as sementes das frutas, estimulam habilidades cognitivas de forma lúdica e divertida.
Dessa forma, o ambiente natural se transformou em um laboratório vivo de desenvolvimento infantil, proporcionando aprendizado sobre a consciência ambiental e respeito pelo meio ambiente. Assim, a escola reforça o valor do bem-viver em harmonia com a natureza e garante momentos enriquecedores ao ar livre.