Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Na foto, um grupo de crianças está sentado na grama, sob a sombra de árvores, ao lado de um muro com grafites. Algumas crianças vestem camisetas verdes, enquanto outras usam camisetas brancas. Uma delas segura um livro colorido com uma ilustração na capa. O ambiente é um espaço aberto, com bastante vegetação, transmitindo uma atmosfera de aprendizado ao ar livre e contato com a natureza.
Equipe EMEI CAC Havaí

O bem-viver das crianças na Emei CAC Havaí

criado em - atualizado em

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) CAC Havaí desenvolveu um projeto significativo para o contexto urbano atual. A iniciativa, que visa ao bem-viver das crianças, busca aumentar o contato dos(as) pequenos(as) com a natureza. O projeto é desenvolvido por meio de práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente, transformando os espaços externos da escola em salas de aula ao ar livre, onde as crianças vivenciam o aprendizado em meio a plantas, árvores frutíferas e jardins.


O projeto irá se estender ao longo de todo o ano, envolvendo duas turmas de crianças com idades entre 3 e 5 anos, totalizando 40 alunos(as). Algumas das atividades que já ocorreram foram rodas de conversa sobre preservação ambiental, contação de histórias, brincadeiras e jogos educativos. Ao interagirem diretamente com a natureza, colhendo sementes para atividades lúdicas e explorando o parque da escola, os(as) estudantes passam menos tempo em ambientes fechados. “Levar as crianças para práticas pedagógicas no parque é garantir o direito delas ao contato com a natureza”, afirma a professora Ane Meire sobre a importância do vínculo desde a primeira infância.


A iniciativa está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere aos direitos de aprendizagem baseados na exploração e na experimentação. Na Emei CAC Havaí, atividades como a colheita de goiabas e o jogo "Quantas sementes tem?", em que crianças contam as sementes das frutas, estimulam habilidades cognitivas de forma lúdica e divertida.


Dessa forma, o ambiente natural se transformou em um laboratório vivo de desenvolvimento infantil, proporcionando aprendizado sobre a consciência ambiental e respeito pelo meio ambiente. Assim, a escola reforça o valor do bem-viver em harmonia com a natureza e garante momentos enriquecedores ao ar livre.