16 Maio 2025 -
Entre os dias 17 e 21 de março de 2025, a Escola Municipal Helena Antipoff (EMHA), na Regional Barreiro, realizou a “1ª Semana da Alimentação Saudável”, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis e equilibrados. Foram realizadas várias atividades interativas, educativas e práticas, que permitiram uma imersão dos(as) alunos(as) na temática.
No início da semana, durante a abertura, a escola contou com a presença de uma nutricionista, que explicou aos(às) estudantes conceitos fundamentais sobre alimentação saudável e desmentiu alguns mitos alimentares. Em seguida, eles(as) foram divididos(as) em grupos e incentivados(as) a realizar pesquisas sobre benefícios, formas de preparo e inclusão de alimentos saudáveis no cotidiano, de forma prática. Os grupos apresentaram as pesquisas de forma criativa.
Em outro momento, com o intuito de reforçar os aprendizados de forma lúdica, os(as) alunos(as) criaram cartazes informativos sobre alimentação saudável. Cada turma ficou responsável por montar cartazes com temáticas diferentes. Posteriormente, eles foram expostos ao longo da escola – juntamente com a decoração de corredores e espaços comuns – com desenhos, frases motivacionais e dicas de alimentação saudável.
Ao longo da semana, a equipe da cantina apresentou novas preparações para o cardápio escolar, como sucos naturais, saladas criativas, sanduíches integrais e outros lanches nutritivos. O objetivo foi estimular o paladar dos(as) alunos(as), mostrando que é possível fazer escolhas saudáveis de maneira saborosa e divertida.
Como encerramento, a escola realizou um momento de reflexão sobre tudo o que foi aprendido. Os(As) alunos(as) compartilharam suas experiências, destacando as atividades de que mais gostaram durante a semana e como pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos em sua vida.
Segundo a vice-diretora da escola, Soraia de Souza Horta, o sucesso do projeto foi muito gratificante, porque todos(as) se empenharam bastante. “Os resultados já começaram a ser vistos, com a redução do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados”, complementa. Segundo Horta, a escola pretende realizar a atividade bimestralmente.