Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na imagem, crianças uniformizadas observam com atenção um mural escolar com o cartaz: "Vamos celebrar a resistência, resiliência e a beleza das tradições dos povos indígenas!". O painel conta com cartazes informativos, objetos artesanais e elementos decorativos, como penas e palha, criando um ambiente de aprendizado visual e interativo.
Acervo EMMRC

Mostra cultural dos povos indígenas

criado em - atualizado em

 

Durante o mês de abril, a Escola Municipal Maria de Rezende Costa (EMMRC) promoveu o ensino da diversidade e do respeito aos povos originários por meio de atividades voltadas à história e à cultura indígena, culminando com uma linda mostra cultural. A iniciativa está em conformidade com a Lei Federal nº 11.645/08. As ações envolveram todos(as) os(as) alunos(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, juntamente com a comunidade escolar, em rodas de conversa, atividades artísticas e musicais, além de sessões de cinema.


A mostra foi idealizada com o objetivo de valorizar as contribuições dos povos indígenas à cultura brasileira, combater estereótipos e promover respeito à diversidade. Entre os destaques da exposição, estavam trabalhos manuais produzidos pelas crianças da Educação Infantil, reprodução de músicas indígenas durante os recreios e uma roda de conversa com apresentação da canção “Yapo”.


Os(as) estudantes do Ensino Fundamental visitaram a exposição e assistiram a vídeos educativos sobre a culinária da população indígena, participando de reflexões sobre o tema. Posteriormente, o evento foi aberto à comunidade para que todos(as) pudessem apreciar. A professora Jéssica Rodrigues Romualdo, representante do 4º ano, registrou a participação da turma nas redes sociais da escola e destacou o excelente engajamento dos(as) alunos(as). “Gostaria de parabenizar pela iniciativa e agradecer o convite à mostra sobre os povos indígenas. O ensino da cultura indígena é fundamental, e todos participaram alegres”, afirmou.


Para a mostra, os(as) alunos(as) confeccionaram brinquedos de origem indígena, como a peteca, aprendendo, na prática, sobre as criações dos povos originários. A atividade  incentivou descobertas, além de despertar curiosidade e gerar envolvimento coletivo. Para complementar o aprendizado fora da escola, o filme “Tainá” foi exibido na sessão de “Cinema em casa”, com a participação das famílias. Os(As) responsáveis enviaram fotos das crianças assistindo ao filme e comendo pipoca.