Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: em uma sala de aula com paredes amarelas e janelas gradeadas, um grupo de pessoas adultas está sentado ao redor de mesas, prestando atenção a alguém fora de cena. Sobre a mesa, há panfletos coloridos com o título “Arte e terapia”, lápis, apontador, uma caneca metálica e um pedaço de bolo em um guardanapo. Ao fundo, um homem de blusa marrom está em pé.
Ivoneide Gomes

Monitores(as) protagonizam formações no PEI

criado em - atualizado em

 

Desde o ano de 2024, o Programa Escola Integrada (PEI) da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga (EMPDA) proporciona formações entre os(as) monitores(as) do programa, por meio das quais cada colega pode ensinar ao(à) outro(a) seu conhecimento de domínio. Assim, há ampliação da troca de vivências entre os(as) monitores(as) e valorização do saber individual de cada um(a).


O PEI é um importante projeto para melhorar a educação fora de sala de aula e expandir o acesso dos(as) estudantes a diversos espaços. Por meio do programa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de conhecer teatros, museus e locais esportivos, bem como de participar de oficinas em diversas áreas, visando ao desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural.


Durante as formações de 2024, alguns temas trabalhados foram capoeira e povos originários do Brasil. Já em 2025, as formações estão circundando entre jogos e brincadeiras diversas e arte-terapia. Nesse sentido, cada monitor(a) leciona dentro de suas especificidades e experiências, levando ao grupo o entendimento sobre a prática e sua área de atuação, além de dar a possibilidade de que os(as) outros(as) tenham variedades de conteúdos para acompanhar as crianças com mais habilidades. Juliana Luana, monitora do PEI, está participando das formações compartilhadas e afirma: “É top demais! Estou amando as aulas e aprendendo com meus colegas!”


O intuito das oficinas é promover aprendizado e aprimoramento por meio dos indivíduos com diferentes conhecimentos e experiências que se reúnem para compartilhar suas vivências e perspectivas. Quando os(as) colegas de trabalho conhecem a prática do(a) outro(a), são abertas possibilidades de diversificar os conteúdos para os(as) estudantes do Programa Escola Integrada.