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#paratodosverem: na foto, em uma biblioteca escolar, vários(as) educadores(as) estão sentados(as) em mesas redondas, concentrados(as) em leituras e anotações. Ao fundo, uma mulher conduz a apresentação em pé, segurando papéis. Atrás dela, há uma mesa com garrafa de café e um lanche. Outras pessoas estão próximas ao balcão da biblioteca. À esquerda, há estantes repletas de livros.
Acervo EMAVM

Monitoramento de aprendizagem na EMAVM

criado em - atualizado em

 

A Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira (EMAVM), localizada na Região Norte de Belo Horizonte, promove uma construção coletiva da equipe escolar em prol do monitoramento da aprendizagem estudantil e realiza um trabalho contínuo de acompanhamento pedagógico, para seguir aprimorando a educação oferecida na unidade escolar.


Para que a comunidade escolar esteja sempre em dia com a educação, são realizadas reuniões pedagógicas mensais de formação contínua, com o objetivo de discutir projetos escolares e analisar resultados internos e externos. Na análise, são utilizados gráficos e planilhas do Avalia BH, dados do Sistema de Gestão Escolar (SGE), além de avaliações internas dos(as) profissionais de Educação. 


Para acompanhar de perto o desenvolvimento dos(as) estudantes, a coordenação escolar aplica simulados produzidos pela própria escola para o 2º, o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dos resultados, é mapeado o desempenho em cada habilidade e quais pontos precisam ser melhorados. O foco do monitoramento da aprendizagem se baseia na construção coletiva de estratégias para aprimorar o trabalho pedagógico e avançar nas habilidades que ainda não foram plenamente desenvolvidas pelos(as) educandos(as).


A coordenadora pedagógica Ana Paula Martins fala sobre o monitoramento: “Tudo isso é feito com empatia, escuta atenta e afeto, porque, acima de tudo, também sou professora. Acredito que toda escuta deve vir acompanhada de ações efetivas de acompanhamento. Mas reforço que o mais importante é a intencionalidade por trás de cada ação, a segurança com que se realiza, o conhecimento que a sustenta e a constância no fazer.”


Após os conselhos de classe, a família dos(as) estudantes com dificuldades de aprendizagem vão presencialmente à escola para encontros que visam envolver os(as) responsáveis no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a coordenação escolar participa de todas as reuniões com a diretoria regional, a fim de levar processos importantes sobre o conselho de classe e o monitoramento. Uma dessas iniciativas é a “Roleta do Monitoramento”, ferramenta criada pela diretoria regional que permite visualizar com clareza as etapas de acompanhamento, análise, devolutiva e encaminhamentos.


A professora Roberta Marques, do 4º ano vespertino, elogia o trabalho da coordenadora Ana Paula: “Ela é muito organizada e comprometida, planeja ações eficientes, alinhadas às nossas necessidades, além de ser acessível e motivadora, inspira professores e alunos a darem o seu melhor.”