18 June 2025 -
Neste ano, será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, ou COP30, em Belém, ressaltando o papel do Brasil enquanto protagonista mundial na causa ambiental. Nesse contexto, tendo em vista a importância da educação ambiental, diversas atividades foram realizadas na Rede Municipal de Educação, durante a semana de
2 a 6 de junho. Confira essas e outras iniciativas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Smed abre exposição a toda a comunidade escolar
Com o propósito de comemorar o mês do Meio Ambiente e dando continuidade às ações socioambientais da Prefeitura de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) preparou uma exposição que ficará aberta no hall do prédio, na Rua Carangola, 288, entre os dias 16 e 30 de junho.
A ação será realizada pelo programa EcoEscola BH, do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), com a colaboração de outros parceiros, como a Ong EcoAvis, a Superintendência de Limpeza Urbana e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, reforçando a política intersetorial da Smed.
A exposição conta com obras interativas feitas a partir de materiais reciclados, exposição da Biofábrica de joaninhas, meliponário e muito mais. Confira!
Exposição no hall da Smed
Foto: Silvia Lanna
#paratodosverem: a imagem mostra caixas de madeira com divisórias, organizadas sobre mesas. Dentro delas, há ovos junto a placas com nomes e fotos de pássaros, como urubu, quero-quero e gavião-carijó.
EM Professor Moacyr Andrade
A Escola Municipal Professor Moacyr Andrade (EMPMA), da Regional Venda Nova, tem realizado o projeto “Ideias criativas para o cuidado da fauna e da flora de Minas” desde 2024, a partir da participação dos(as) alunos(as) do Programa Escola Integrada (PEI) matriculados(as) no 1º ano do Ensino Fundamental em parceria com o Programa Femic Ideia de Criança, desenvolvido pela Feira Mineira de Iniciação Científica. Durante o projeto, as crianças participaram de rodas de conversa e atividades variadas sobre a diversidade de plantas.
A ação surgiu a partir da curiosidade e do encantamento dos(as) estudantes com o ipê-amarelo em floração na escola, que atrai diversos pássaros e olhares curiosos de alunos(as). A partir de uma conversa com as monitoras Livia Costa Soares e Paula Cristina Rezende Carvalho Andrade, surgiu a ideia de trabalhar o tema em sala, o que motivou a criação do projeto, que se encerraria com a participação dos(as) estudantes no Programa Femic Ideia de Criança.
Uma das atividades do projeto foi um debate sobre os seres vivos e a importância de preservá-los, motivado por dúvidas e hipóteses das crianças. A partir da definição do tema, os(as) estudantes participaram de atividades como a exploração do espaço escolar, a confecção de artesanato com materiais recicláveis e a exposição “As Maravilhas da Natureza”, no Sesc Venda Nova, com réplicas gigantes de animais, incluindo insetos e aracnídeos.
O encerramento do projeto ocorreu com a inscrição dos(as) alunos(as) no Programa Femic Ideia de Criança, em outubro de 2024, quando criaram ilustrações sobre a fauna e a flora de Minas Gerais e apresentaram soluções criativas para a sua preservação. Os desenhos aprovados pela Femic foram publicados no livro “Femic Ideia de Criança: fauna e flora de Minas Gerais”, publicado pela editora Ampic. O evento de lançamento do livro ocorreu em 23 de maio de 2025, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), para o qual as crianças autoras e o restante da escola foram convidadas.
Um dos desenhos publicados foi do estudante Isaac Gonçalves Ferreira. De acordo com ele, o que o motivou a desenhar foi a dualidade entre a beleza do ipê de dia e a destruição do ipê causada pelo fogo à noite: “Minha ideia de criança é cuidar dos animais, não colocar fogo nas plantas e recolher o lixo do chão.”
O projeto contemplou o estudo da fauna e da flora mineira
Foto: Acervo EMPMA
#paratodosverem: a imagem mostra uma sala de aula fotografada a partir do fundo. As crianças estão sentadas em carteiras brancas com detalhes azuis e uma aluna levanta a mão. Na frente, no quadro, há a projeção “Biomas de Minas Gerais”. Próxima ao quadro, uma mulher está com um papel na mão. Ao lado dela, está o “Cantinho de leitura”, com algumas obras, e, acima do quadro, o alfabeto exposto.
EM Hilda Rabello Matta
A Escola Municipal Hilda Rabello Matta, na Regional Norte, realizou, durante a semana, ações pedagógicas com seus(suas) estudantes, da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de reconhecer o que eles(as) compreendem sobre o Meio Ambiente, a partir de suas falas e atitudes.
A partir dessas atividades, foram realizadas rodas de conversa, exibição do vídeo educativo “Por que chora nosso planeta?” e atividades de produção de texto e artes visuais relacionadas ao tema. Ademais, os(as) estudantes do 1º ao 3º Ciclo receberam o Kit Educação Ambiental, oferecido pela Smed, a fim de que eles(as) ampliem ainda mais os conhecimentos sobre o tema.
Yara Rodrigues de Freitas, diretora, compartilha a satisfação com o projeto e reflete sobre o papel dos(as) estudantes: “O envolvimento dos estudantes na participação e interesse demonstraram o quão todos têm participação importante nesse processo de construção e reeducação de ações para a melhoria do um mundo.”
Estudantes realizam atividades de conscientização sobre o meio ambiente
Foto: Acervo Edilaine Ruth dos Anjos
#paratodosverem: na imagem, há um grupo de estudantes uniformizados e um professor posando para a foto, sentados(as) em uma arquibancada de concreto. Eles(as) estão segurando um livro. Ao fundo, veem-se árvores e a estrutura da escola.
Emei Caetano Furquim
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Caetano Furquim, na Regional Leste, realizou uma atividade prática com os(as) alunos(as) de 2 e 3 anos, na horta. A ação, ocorrida no dia 5 de junho, foi desenvolvida junto à professora Stella Jéssica Aparecida Paula e ao Darci de Paula, mais conhecido como Tio Cica, colaborador que cuida da horta da escola. O objetivo foi ensinar sobre o meio ambiente de maneira lúdica e divertida, além de formar cidadãos(ãs) conscientes e comprometidos(as) com a sustentabilidade e o cuidado com a natureza.
Durante a atividade, os(as) estudantes colocaram a mão na terra e sentiram o cheiro das hortaliças. Em seguida, adubaram e regaram as plantas, que foram utilizadas pelas cantineiras em uma salada para as crianças. Segundo Selma Marques dos Santos de Oliveira, servente escolar: “A horta é importante para as crianças aprenderem a cuidar e a conhecer como colher as plantinhas.”
As crianças se familiarizam com a horta escolar
Foto: Acervo Emei Caetano Furquim
#paratodosverem: na imagem, algumas crianças uniformizadas posam para a foto sorridentes junto a um homem, em uma horta. Algumas delas estão apoiadas em um pequeno muro de concreto, e o restante está sentado na terra. À frente dos(as) estudantes, há mudas de hortaliças.
EM Professor Pedro Guerra
A Escola Municipal Professor Pedro Guerra (EMPPG), da Regional Venda Nova, tem desenvolvido, desde maio, o “Projeto Meio Ambiente”, uma ação interdisciplinar de Educação Ambiental voltada aos(às) estudantes. O projeto integra atividades de diferentes áreas do conhecimento e busca aproximar os(as) alunos(as) de práticas sustentáveis e de debates sobre a preservação ambiental. Ele tem previsão de continuar até julho.
A ação iniciou-se com a exibição do documentário “David Attenborough e Nosso Planeta”, em maio, seguida de uma roda de conversa com as turmas sobre ações locais e globais de preservação.
Em junho, as atividades se ampliaram com a realização de uma palestra com integrantes do grupo de estudos “The UFMG Akt Protein Project”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o qual abordou o tema da carne cultivada e seus benefícios para o meio ambiente, no dia 10. Além de aprenderem sobre o assunto, os(as) estudantes participaram de dinâmicas e confeccionaram, com massinha de modelar, sua própria carne cultivada, a partir das informações apresentadas pelos(as) pesquisadores(as).
Ao final da palestra, o aluno Adriano Victor Pereira comentou sobre como o assunto era interessante e agradeceu pela oportunidade de ter contato com o tema. A aluna Ana Clara Vital também expressou sua satisfação ao dizer que gostaria de ter mais aulas naquele formato, com dinâmicas e debates sobre assuntos interessantes.
No início de julho, os(as) estudantes irão visitar à Estação Ecológica da UFMG, onde poderão vivenciar na prática os conteúdos discutidos em sala de aula. O objetivo é que, durante a visita, eles(as) tenham contato direto com a biodiversidade local, aprendendo sobre práticas de preservação ambiental e conhecendo projetos de pesquisa desenvolvidos no espaço.
Para divulgar as atividades, foi elaborado um mural temático na escola, com imagens produzidas pelos(as) alunos(as) sobre os problemas ambientais e possíveis soluções para a crise ecológica. Os(As) estudantes também criaram postagens em inglês para o perfil da escola no Instagram (@ppgoficial), orientados(as) pela professora de Língua Inglesa Jane Aparecida de Queiroz.
Palestra com grupo de estudos da UFMG integra o “Projeto Meio Ambiente”
Foto: Acervo EMPPG
#paratodosverem: a imagem mostra uma sala de aula com estudantes uniformizados(as) sentados(as) em mesas azuis e atentos(as) a dois(duas) jovens, que estão à frente, ao lado de uma projeção com a frase “Como resolver esses problemas?” Acima do quadro, há letras do alfabeto penduradas e, à direita, um cartaz amarelo com nomes escritos em caneta preta.
EM Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu
A Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu, na Regional Norte, realizou sua “1ª Corrida e Caminhada Ecológica”, no dia 14 de junho, como parte do projeto institucional “Tecendo sonhos para o meio ambiente”. A ação envolveu alunos(as) do Ensino Fundamental, seus familiares, servidores(as) da escola e moradores(as) da comunidade local. O objetivo foi promover a integração da comunidade escolar por meio da prática esportiva, associando saúde, bem-estar e consciência ambiental.
A iniciativa contemplou também outras ações de sensibilização ambiental, como o plantio simbólico de uma muda de ipê no Córrego da Santinha, localizado no espaço “Contemplar o que é nosso”, uma área de preservação ambiental do bairro, e um diálogo enriquecedor com a comunidade, conduzido pelo senhor Thomás, cuidador e protetor desse espaço, reforçando a importância da preservação ambiental e do engajamento coletivo.
O projeto, organizado por Ezequiel Medeiros da Silva, professor de Educação Física, e Heloísa Cardoso Nunes, diretora da escola, consolidou-se como um momento de celebração da união, da cidadania e da participação social, com grande potencial para integrar o calendário anual da escola.
O estudante Brayan Pietro Bispo, do 4° ano do Ensino Fundamental, compartilhou sua experiência: "A corrida foi muito boa, porque corremos com os amigos e ganhamos medalhas."
A corrida faz parte do projeto “Tecendo sonhos para o meio ambiente”
Foto: Acervo Luana Resende Moreira
#paratodosverem: na foto, três alunas posam para a foto, sorridentes, com uniformes verdes e brancos. Elas estão sobre um pódio preto e seguram medalhas e documentos que reconhecem a sua posição na corrida. Ao fundo, há um banner com todos(as) os(as) apoiadores(as) do projeto.