8 Maio 2025 -
Visando contribuir com o fortalecimento da intersetorialidade, proteção e garantias de direitos fundamentais dos cidadãos, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luxemburgo criou o projeto "Mais um pouquinho de informação na escola", que convida profissionais da Saúde e do Serviço Social para participarem de momentos de informação e esclarecimento de dúvidas acerca de assuntos que permeiam a saúde e o bem-estar. O projeto é uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Uma vez por mês, estudantes e seus familiares são convidados(as) a ouvir os(as) profissionais e criar ambientes de diálogo e de troca entre os(as) presentes. Desse modo, são criados momentos de reflexão e entendimento sobre as reais necessidades do público que frequenta a escola.
No dia 23 de abril, a Emei convidou a psicóloga Karina Pissolato para palestrar sobre desenvolvimento infantil, descoberta do corpo e suas curiosidades. A profissional pôde informar os pais sobre fatos naturais do desenvolvimento, com vistas a minimizar traumas psicológicos, reduzir a erotização infantil, evitar a adultização precoce, construir uma visão positiva do corpo, desmentir ideias equivocadas e tabus, bem como explicar aos pais a importância de sempre ter uma boa comunicação com suas crianças.
Toda a comunidade escolar pode se beneficiar com estes encontros. A professora Maria Aparecida Rosa Braga disse achar a participação da família essencial: "A importância da participação dos pais na escola vem da construção que se faz da parceria escola/família, na intenção de aprimorar as relações e buscar o melhor caminho para o desenvolvimento integral das crianças crescerem bem físico e emocionalmente. A criança merece que escola e pais usem a mesma linguagem com educação e amor."