Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: a imagem é a parte de cima da capa do “Jornal Integrar”, com o nome na parte de cima, em verde, e abaixo as boas-vindas à primeira edição. No recorte, é possível ver os tópicos “A Escola”, “Programa Escola Integrada” e “Quem foi Padre Marzano?”
Acervo EMPMM

Jornal escolar vira notícia

criado em - atualizado em

Iniciativa do PEI na EM Padre Marzano inspira protagonismo criativo.

Como dar visibilidade às ações do contraturno e, ao mesmo tempo, fomentar o protagonismo estudantil? A Escola Municipal Padre Marzano Matias (EMPMM) encontrou a resposta na criação do “Jornal Integrar”, uma ferramenta pedagógica e cultural desenvolvida no âmbito do Programa Escola Integrada (PEI).

O projeto transforma os(as) estudantes em comunicadores(as), desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, pesquisa e expressão artística. A diversidade de pautas da primeira edição impressiona, cobrindo desde esportes, ações de combate ao bullying, o livro mais lido da biblioteca, entrevistas com monitores(as), desafios matemáticos, sustentabilidade, produções artísticas, cartas aos(às) futuros(as) leitores(as), receitas favoritas, caça-palavras e cruzadinhas, dicas de estudo e leitura até a programação do podcast da escola e um espaço para inclusão. O jornal se tornou uma vitrine criativa das oficinas do PEI.

Ao longo do ano, três edições serão produzidas de forma colaborativa, com crônicas, poesias e ilustrações feitas pelos(as) próprios(as) educandos(as), garantindo que todos(as) tenham seu espaço, fortaleçam laços, desenvolvam habilidades e sejam capazes de desenhar os próprios horizontes. Segundo a professora Tatiana Flauzino, os resultados já são evidentes. “O jornal faz com que os estudantes também mostrem mais confiança e participação nas oficinas. Com iniciativas como esta, a escola e o PEI reforçam seu compromisso com a qualidade da educação”, ressalta.

A ideia surgiu da necessidade de criar um registro vivo e autêntico da rotina escolar, explica a professora coordenadora do PEI, Simone Martins. “Na tentativa, erro, conversa e construção que nasceu a vontade de criar algo que representasse os estudantes, os monitores e a vida pulsante da nossa escola no contraturno. Assim surgiu o ‘Jornal Integrar’. E não para por aí: outros projetos estão sendo sonhados e construídos com os alunos, como a produção de livros e outras vivências artísticas e literárias.”