Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na imagem, grupo de estudantes e professores(as) posa para foto em área externa, com vegetação ao fundo e um prédio com a inscrição “bh.tec” ao centro da imagem. Os(As) estudantes demonstram animação, com gestos, acenos e sorrisos para a câmera. O céu está parcialmente nublado.
Acervo Geisiane Silva

Jornada Científica chega à EM Hilton Rocha

criado em - atualizado em

 

A fim de educar os(as) estudantes do 9º ano sobre as mudanças climáticas, a Escola Municipal Professor Hilton Rocha (EMPHR) foi escolhida como a escola parceira da 3ª edição da “Jornada Científica de Inovação Sustentável”, projeto do Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, que expande a conexão entre pesquisa científica e a Educação Básica.

 

O objetivo do projeto é fazer a ponte entre o que é produzido por pesquisadores(as) ou empreendedores(as) de base científica e a sociedade. Todo ano, a Jornada escolhe uma temática baseada em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2025, o tema escolhido foi o ODS 13, “Ação contra a mudança global do clima”, a fim de estimular o pensamento crítico juvenil sobre impactos ambientais.

 

O projeto gira em torno de encontros semanais na escola e visitas a espaços científicos e tecnológicos. No primeiro passeio, os(as) estudantes passaram uma tarde no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, conhecendo duas empresas residentes: a FabNS e a Ecovec.

 

Além do BH-TEC, os(as) alunos(as) também visitarão espaços da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ao longo do projeto, experiência que tem grande impacto nas perspectivas de futuro dos(as) estudantes, por ampliar seus horizontes. A adesão deles(as) ao projeto é totalmente voluntária, e muitos educandos(as) se engajam, mesmo sem ser obrigatório. Neste ano, a Jornada foi incorporada à rotina estudantil por meio do Programa Escola Integrada (PEI), mas o entusiasmo extrapolou os limites da grade escolar.

 

A parceria dura 5 meses, e a equipe escolar espera que os(as) estudantes aproveitem cada oportunidade de aprender e de se desenvolver de forma crítica e sustentável, ao longo de sua vida acadêmica.

 

Geisiane Ferreira, coordenadora pedagógica geral, comentou sobre a importância do projeto para os(as) educandos(as) e o futuro deles(as): “Como coordenadora pedagógica, vejo a ‘Jornada Científica’ como um catalisador para formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes, frente às urgentes questões climáticas. Meu olhar para os estudantes do 9º ano que estão participando vai além do conteúdo curricular: almejo despertar neles uma transformação ética e prática, que ecoe em suas escolhas individuais e coletivas.”
 

Estudantes participam da “Jornada Científica de Inovação Sustentável”

Foto: Acervo EMPHR

#paratodosverem: a imagem mostra uma jovem apresentando um projeto em frente a uma tela digital. Ela veste camisa vermelha e calça jeans. Ao fundo, a tela exibe uma apresentação intitulada "Jornada Científica de Inovação Sustentável", na qual há duas fotos ilustrativas de atividade estudantil em um laboratório.