11 July 2025 -
Com o intuito de promover uma prática acessível nos Anos Iniciais, a Escola Municipal Augusta Medeiros (Emam) apostou na ginástica geral para integrar seus(suas) estudantes. A modalidade foi o caminho encontrado para estimular a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal, possibilitando o desenvolvimento motor de todos(as) em um ambiente de colaboração.
A equipe da escola visou promover a vivência da ginástica geral, uma prática muitas vezes negligenciada, mas com muitos aspectos positivos e potencial pedagógico vasto. Na perspectiva da inclusão, permite adaptações para estudantes com deficiência – como ginástica em duplas e uso de apoios – e integra alunos(as) tímidos(as) ou com dificuldades comportamentais por meio de atividades colaborativas.
A vivência de elementos como estrela, ponte e parada de mãos estimula a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal, possibilitando o desenvolvimento motor dos(as) estudantes. No aspecto socioafetivo, a criação da coreografia em grupo tende a fortalecer vínculos e resolver conflitos, combatendo a indisciplina.
As aulas foram divididas em etapas, primeiramente, apresentação da ginástica geral por meio de vídeos de coreografias. Em seguida, a vivência de alongamentos, uso de rolos, posturas de equilíbrio e posturas básicas com jogos que levavam a classe a imitar os movimentos. Também foram feitas estações de habilidades motoras: estação I – ponte e alongamentos, com colchonetes; estação II – parada de mãos com apoio da parede ou em duplas e estação III – estrela com marcações no chão para guiar movimentos.
Por fim, a turma foi instruída a criar coreografias cujas músicas foram escolhidas por meio de votação. Houve ensaios com feedback entre os(as) educandos, o que culminou na apresentação das coreografias para todas as turmas da escola prestigiarem, com a celebração das conquistas individuais e em grupo. Os(As) estudantes aprenderam e se divertiram muito.
Raphaela de Oliveira, do 5° ano, disse que as aulas foram muito proveitosas e fora do comum: "Todas as aulas de ginástica foram incríveis! Fizemos alongamentos e aprendi muita coisa nova. Estar naquelas aulas foi fundamental para fugirmos do padrão. Amei fazer as apresentações e ver as dos colegas, apesar que fiquei com vergonha. A melhor parte foi quando meu colega e eu fizemos um espacate lá na frente.”