25 Abril 2025 -
A fim de construir um ambiente escolar inclusivo e diverso, a Escola Municipal José Madureira Horta (EMJMH) realiza formações docentes relacionadas a alunos(as) com necessidades educacionais especiais e estudantes com deficiência desde 2024. Tais formações foram seguidas por reuniões com famílias, educadores(as) e ações semanais de estudo de casos entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS).
A partir das formações e da aproximação com os(as) profissionais do AEE, os(as) educadores(as) puderam compreender melhor esses(as) estudantes, assim como a execução de tarefas e/ou o manejo do comportamento deles(as). As formações foram frutos dos levantamentos institucionais que ocorreram por meio de diversos instrumentos de pesquisa e levantamento de dados feitos pela equipe da instituição.
Os(As) estudantes também foram incluídos(as) nos temas para melhorar o clima escolar e também tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com uma professora autista.
Em 2025, a equipe PAS e a coordenação prepararam uma programação intensa para o ano letivo, buscando esclarecer aspectos que se destacam como norteadores das formações. O primeiro evento do ano foi uma reunião entre a equipe PAS, a coordenação, os(as) profissionais do AEE e os(as) professores(as), organizando um alinhamento com toda a equipe para ajustar as condutas relativas à formação.
Em conversa, a diretora da escola Mirtes Gomes Martins e o psicólogo Lucio Mauro dos Reis afirmaram acreditar que a integração representa um marco no processo de inclusão escolar, uma vez que, a participação inter e multidisciplinar com os profissionais da escola fazem emergir uma janela de possibilidades no processo da inclusão escolar.