Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na foto, há um painel verde, em primeiro plano, com moldura brilhante, que exibe a frase “Festa da Família”, a mensagem “Salve o Planeta” sobre um desenho da Terra e mãos segurando-a. Acima, mãos coloridas nas cores verde, azul, marrom e amarelo, com rostos sorridentes, completam a decoração. Ao fundo, pessoas conversam em um corredor decorado com murais.
Maxwell Rodrigues

Incentivo à sustentabilidade desde a Ed. Infantil

criado em - atualizado em

 

A Escola Municipal João Pinheiro, na Regional Noroeste, realizou, em 26 de abril, práticas relacionadas à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental durante a Festa da Família. O projeto “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental”, a ser realizado até dezembro, tem como um dos principais objetivos sensibilizar, de forma lúdica, sobre o uso sustentável dos recursos naturais por meio de suas próprias ações.


Na Festa da Família, ocorreram oficinas, como a de Découpage em garrafas de vidro (personalização de garrafas com pinturas); de Reciclagem, com caixinhas de leite (transformadas em mini lixeiras); de Bombas de sementes, com manuseio de mistura de argila, terra e sementes da escolha das crianças, e de Jardinagem. Tais atividades abarcam outros objetivos do projeto: apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar; incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente; estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.


Em um primeiro momento, o público-alvo da iniciativa são estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, contempla os familiares e toda a comunidade escolar.


Roberta Ferreira de Britto, professora da escola, explicou que a ideia do projeto surgiu após a Festa da Família, com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, realizada em 23 de abril. Sobre a oficina de bombas de sementes, ela esclareceu: “As ‘bombas’ feitas com argila, adubo orgânico e sementes de plantas podem ser lançadas em áreas com pouco verde e são uma forma divertida e acessível para ensinar sobre sustentabilidade.”