Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na fotografia, estudantes estão sentados(as) em arquibancadas coloridas ao ar livre, eles(as) estão olhando para frente. Muitos(as) vestem camisetas verdes, brancas ou amarelas, e alguns/algumas seguram pompons. Há árvores ao fundo, além de construções escolares.
Acervo EMRCV

Gincana Verde: diversão que transforma

criado em - atualizado em

EM Rui da Costa Val mobiliza estudantes e familiares pela sustentabilidade

 

É possível transformar a educação ambiental em uma aventura empolgante? A Escola Municipal Rui da Costa Val (EMRCV) encontrou a resposta na "Ecogincana", um projeto que mobilizou toda a comunidade escolar em uma maratona de conhecimento e ação.

 

Durante os meses de maio e junho, a escola inteira se tornou um laboratório vivo de sustentabilidade. Por meio de desafios lúdicos, os(as) estudantes foram convidados(as) a repensar a relação entre o consumo e a geração de lixo. A competição saudável ainda envolveu atividades com as famílias em casa, como a coleta seletiva e a reciclagem criativa de materiais.

 

Ao propor desafios sustentáveis, como a coleta seletiva, a reciclagem criativa, a criação de slogans e cartazes ecológicos, a escola mostrou a relação entre a produção de lixo (doméstico ou escolar) e os problemas causados pelo consumo excessivo. Então, construíram propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

 

A prática multidisciplinar foi vibrante. Os(As) educandos(as) também criaram slogans, plantaram mudas que embelezaram a escola e testaram seus conhecimentos no "EcoQuiz", um jogo sobre biodiversidade e hábitos sustentáveis. Um dos pontos altos foi o "Dia do Descarte Consciente", que arrecadou lixo eletrônico, óleo usado, pilhas e tampinhas, mostrando na prática o destino correto para cada resíduo.

 

O resultado foi um ambiente escolar mais vivo, engajado e consciente. A experiência, segundo a gestora administrativo-financeira Alessandra Márcia G. Martins da Silva, deixou um legado de esperança: “Participar da EcoGincana foi uma experiência incrível, tanto para os alunos quanto para nós, funcionários. Foi bonito ver o envolvimento das crianças, aprendendo na prática a importância do cuidado com o meio ambiente. Cada atividade despertava neles um olhar mais atento e responsável. A escola ficou mais viva, mais colorida e cheia de propósito. Houve também a participação das famílias, algo que foi muito importante. Ver isso acontecer nos enche de esperança de que estamos ajudando a formar cidadãos mais conscientes.”