26 September 2025 -
Uma atividade artesanal tradicional brasileira tornou sete encontros da Escola Integrada na EM Santos Dumont (Leste) inesquecíveis! A iniciativa, organizada pela psicóloga Larissa Mares, trouxe, de volta à sala de aula, o fuxico, pequenas flores feitas com retalhos de tecido.
Quer saber uma curiosidade? A atividade de fazer essas flores é tradicionalmente ligada à convivência entre as mulheres que, enquanto costuravam, trocavam histórias. Legal, né? Além disso, são utilizados retalhos de tecido para realizar o artesanato, o que reforça a ideia de que deve-se tentar reaproveitar os materiais ao máximo. Isso seria o conceito de reciclagem, certo?
Na sala de aula, os resultados foram imediatos! A prática permitiu que as estudantes relaxassem, se concentrassem e se sentissem em comunidade. Foi possível desenvolver, também, temas como memória afetiva, identidade, emoções e reconstrução de histórias. O objetivo da Larissa foi cumprido!
A psicóloga relata um momento emocionante: “Um momento marcante foi o relato da estudante Hana, que compartilhou sua emoção ao reviver, por meio do fuxico, uma prática que costumava realizar com a avó.”
Essa experiência nos mostra que o fuxico é muito mais que uma técnica artesanal: é um instrumento de cuidado, escuta e pertencimento, resgatando afetos e promovendo vínculos significativos dentro da escola. Que aconteçam mais momentos como este!