Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Um grupo de estudantes posa sorridente segurando pés de alface colhidos na horta escolar. Alguns levantam as hortaliças acima da cabeça, outros exibem à frente do corpo. Vestindo uniformes em verde, branco, laranja e azul, eles se organizam em frente a uma parede clara com janelas de madeira.
Acervo EMCIACLMM

Estudantes da Rede plantam o futuro

criado em - atualizado em

O cuidado com o Meio Ambiente é uma prática que deve ser desenvolvida desde a infância, certo? Uma das formas de fazer isso é envolver as crianças na criação de uma horta comunitária. Na EM Ciac Lucas Monteiro Machado e na Creche Cantinho da Paz, essa atividade é feita com maestria. Vamos descobrir mais detalhes?

 

EM Ciac Lucas Monteiro Machado

 

 

O primeiro semestre de 2025 foi movimentado nesta escola do Barreiro. Os estudantes do Programa Escola Integrada (PEI) se engajaram no projeto “Horta Escolar: Quem Planta, Colhe”, que tem como objetivo principal a promoção da conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável aliada à preservação do Meio Ambiente. Legal, né?

 

 

Tudo começou em uma conversa descontraída sobre Educação Ambiental com jovens entre 10 e 14 anos. Eles queriam mais do que teoria; buscavam colocar a mão na massa! Foi aí que a coordenadora do PEI, Clêmides Lúcia Ottone, e a monitora da oficina, Letícia Gabrielle Gonçalves Santos, se uniram para reativar a horta da escola.

 

 

Letícia conta que essa iniciativa é uma forma de fortalecer o vínculo dos alunos com a natureza. Com a horta, eles aprendem na prática sobre a importância de uma alimentação saudável, desenvolvem a consciência ambiental e se tornam cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem-estar de todos.

 

 

A horta exigiu bastante cuidado dos estudantes, que realizaram a criação dos canteiros (montagem, pintura, adubação), a seleção e o plantio das hortaliças. A parte legal foi que os participantes puderam colher e levar para casa as hortaliças que eles mesmo cultivaram!

 

#paratodosverem: Nove estudantes cuidam de canteiros de horta em um espaço escolar pintado de azul. Algumas estão agachadas plantando mudas, enquanto outra pessoa carrega terra com uma pá.
Estudantes criaram a horta do zero.

 

 

Foto: Acervo EMCIACLMM

 

Creche Cantinho da Paz

 

 

Na Creche Cantinho da Paz (Leste), a turma do Berçário viveu muitas aventuras ambientais. O projeto “Semeando para o futuro”, desenvolvido pela professora Luciana Santana, tem, como um dos objetivos, despertar o interesse pela natureza, incentivando a exploração, observação e experimentação. Muito importante!

 

 

A iniciativa ofereceu às crianças uma imersão completa no assunto, com momentos de interação com a natureza, exibição de filmes, contação de histórias, pinturas e outras atividades.

 

 

A professora Luciana relatou, com otimismo, que o projeto proporcionou “às crianças momentos de interação com diferentes elementos da natureza, onde será incentivado a exploração, a observação, a experimentação, e o respeito pelos elementos naturais.”

 

#paratodosverem: Em uma sala com piso de tatame colorido, duas educadoras interagem com quatro bebês sentados em roda. No centro, há um recurso lúdico em formato de árvore. Uma das educadoras mostra algo às crianças, que observam com atenção.
As crianças tiveram uma imersão sobre o meio ambiente

 

 

 

Foto: Acervo Creche Cantinho da Paz

 

 

O desenvolvimento de projetos com foco na Educação Ambiental é muito importante para que, desde cedo, as crianças saibam da importância de preservar a natureza. Sabemos que, a cada ano, os efeitos das mudanças climáticas se tornam mais fortes e precisamos combatê-los ao máximo!

 

As festas trazem integrações novas.

 

 

 

Foto: Acervo EMEISJ