4 August 2025 -
Projeto da EM Mestre Paranhos estimula força, respeito e desenvolvimento integral
Você já imaginou a escola enquanto espaço para a prática de artes marciais? Este trabalho é desenvolvido pela professora Michele Ferreira, monitora de Taekwondo do Programa Escola Integrada (PEI) na Escola Municipal Mestre Paranhos (EMMP), na Regional Centro-Sul. Desde 2024, estudantes entre 7 e 11 anos participam da iniciativa.
O aprendizado não se resume a golpes, o esporte é visto como um estilo de vida. Entre movimentos e defesas, os(as) praticantes precisam lidar com diversos dilemas, como a resolução rápida de problemas e o autocontrole emocional. Outros benefícios incluem o fortalecimento do corpo, o aumento da flexibilidade e a melhoria da autoconfiança e dos reflexos dos(as) educandos(as).
O aprendizado moral é um dos grandes destaques da prática, visto que, durante as lutas, são praticados princípios como a honra, a coragem, a solidariedade e a justiça, além de um espírito de aprendizagem, ao exercitar o respeito às regras e ao outro.
Porém, muitas vezes, crianças e adolescentes não se sentem motivados(as) somente pelos benefícios e, por isso, o exame de faixa é fundamental para manter a motivação. O sistema de faixas do Taekwondo é formado pelas faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, roxa, azul, marrom, vermelha e vermelha com a ponta preta em ordem de dificuldade, do nível inicial ao avançado.
No início deste mês, os(as) estudantes celebraram o exame de faixa, avançando cada vez mais nos conhecimentos do esporte, em um momento que transborda emoções.
A professora Michele compartilha que o esporte é muito importante para ela porque veio de um projeto social e afirma que “nós temos alunos muito bons aqui na escola que podem ir para campeonatos, que tem muito a acrescentar no esporte.”