Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: em uma área semiaberta da escola, três estudantes estão de pé, um garoto, à esquerda, e duas garotas, à direita. O menino segura um microfone enquanto lê seu discurso em um papel que segura, enquanto as meninas aguardam o momento de falar.
Acervo EMJMMG

Estudantes conduzem estudo sobre o 21 de março

criado em - atualizado em

 

Em homenagem ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, os(as) alunos que participam do Programa Escola Integrada, na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia (EMJMMG), conduziram um estudo sobre o dia 21 de março. Três estudantes do 4º ano visitaram as salas do 3º ciclo e outros setores da escola para explicar a importância da data.


A atividade ocorreu no turno da manhã e da tarde. Os(As) alunos(as) explicaram para o restante da escola a história do Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que foi instituido como um dia de luta, em 1960, pela ONU, após um ocorrido na África do Sul que leva o nome de “Massacre  de  Shaperville”. A ação, uma dentre as várias práticas desenvolvidas pela escola com o objetivo de fomentar o trabalho das questões étnico-raciais, é uma maneira significativa de divulgar e promover o aprendizado ativo.


Segundo  a  diretora  da  escola,  Cláudia  Ribas, “As  ações  que  envolvem  participações  ativas   dos  alunos  são  sempre  importantes  para  fomentar  o  aprendizado. O  trabalho  com  as  questões  étnico-raciais  durante  o  ano  são  importantes  para  que  possamos  construir  uma  educação  e  sociedade  com  equidade  racial.”