14 November 2025 -
Felicidade e orgulho foram sentimentos visíveis no rosto de professores e estudantes das escolas municipais José Maria Alkmim, Professor Tabajara Pedroso, Sebastiana Novais, na região Venda Nova de BH, e Professor Edson Pisani, na Centro-Sul. Essas foram as instituições premiadas na Liga Steam, iniciativa que reconhece o engajamento de educadores no programa de capacitação Formação de Educadores Steam.
A ArcelorMittal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou a entrega de um kit de robótica para a EM Sebastiana Novais e uma impressora 3D com notebook para cada uma das demais escolas.
Para o professor César Augusto Guisam Pinheiro, da Escola Municipal José Maria Alkmim, o impacto da formação foi imediato. “Os alunos se mostraram muito envolvidos. A proposta trouxe algo novo, diferente e despertou um movimento bacana dentro da escola”, afirmou.
A professora Natércia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso, vê na impressora 3D uma oportunidade para ampliar o aprendizado de forma prática. “Podemos imprimir sólidos geométricos, peças para jogos de matemática e até brinquedos para a educação infantil”, disse. Segundo ela, a ferramenta desperta a curiosidade e pode tornar o aprendizado mais concreto.
Únicos a optar pelo kit de robótica, educadores da Escola Municipal Sebastiana Novais preveem resultados positivos com o novo equipamento. “A robótica estimula o raciocínio e a criatividade. Essa formação é uma forma de renovar as práticas e trazer inovações para a sala de aula”, afirmou a professora Jeanne de Jesus Rodrigues.
Estudantes também demonstraram entusiasmo com os novos recursos. Calebe Gabriel de Almeida Santos, do 3º ano da Escola Municipal Professor Edson Pisani, contou estar ansioso para usar a impressora 3D pela primeira vez e resumiu o sentimento dos colegas: “A impressora 3D vai mudar quase tudo. Dá pra criar muitas coisas, jogos de dama, xadrez e tabuleiro. Vamos aprender muito”. Calebe e seus colegas receberam as equipes e o prêmio com apresentações de dança e capoeira, fazendo do dia uma verdadeira festa.
Formação em Steam
A formação dos profissionais da capital mineira aconteceu de forma on-line durante o primeiro semestre de 2025. Criada em 2022, a iniciativa teve em Belo Horizonte sua primeira edição em uma capital brasileira. Ao todo, cerca de 600 professores e estagiários de 249 escolas da rede municipal participaram da capacitação.
As escolas premiadas tiveram o maior número de educadores formados. O objetivo da premiação é reconhecer o esforço coletivo de escolas e professores comprometidos com a inovação e com o futuro da educação pública municipal.
A abordagem Steam — sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — propõe que os estudantes desenvolvam projetos práticos com integração de diferentes áreas do conhecimento. Para o professor de ciências Luís Andrade, da Gerência dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Smed, o uso dessa metodologia amplia o engajamento e a motivação dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e integrado. “Além disso, prepara os alunos de maneira mais sólida para os desafios do futuro e do mercado de trabalho ao colocá-los como protagonistas ativos na busca por soluções”, destaca.
