Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes sentados(as) no chão de um pátio escolar. Eles(as) estão vestindo uniformes escolares, predominantemente nas cores azul e verde, e alguns(mas) estão usando meias coloridas e descombinadas, criando um visual divertido e chamativo. Algumas pessoas adultas também estão presentes, ajudando na atividade. O chão do pátio tem desenhos coloridos de jogos tradicionais, como amarelinha e twister.
Acervo EMPMC

Escolas da RME celebram o Dia da Síndrome de Down

criado em - atualizado em

 

Para conscientizar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, estudantes, professores(as) e funcionários(as) de escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) adotaram uma vestimenta especial: meias coloridas e descombinadas.


Inclusão e diversidade 

Meias coloridas e conscientização na EM Professor Lourenço de Oliveira


Em homenagem ao dia 21 de março, a Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (Emplo), da Regional Leste, criou práticas acessíveis e significativas para crianças e jovens por meio do “Projeto Meias Coloridas”. 


A iniciativa, que teve início em março e seguirá ao longo do ano, envolve crianças com idades que variam entre 3 e 14 anos. Durante a semana do dia 21, as professoras promoveram rodas de conversa, pesquisas sobre inclusão e diversas atividades relacionadas ao tema. No encerramento da semana, ocorreu o “Dia das Meias Diferentes”, em que estudantes e professores(as) usaram meias descombinadas, símbolo da diversidade inspirado na campanha internacional Lots of Socks (“Muitas Meias”, em portugês).
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito às diferenças, a ação envolveu toda a comunidade escolar, incentivando reflexões sobre inclusão.


A coordenadora da Educação Infantil, Elaine Almeida, comentou sobre a importância do projeto: "Na infância, o brincar tem o papel potencialmente educador, quando sistematizamos temas tão importantes como este de forma lúdica e envolvente. Incluindo a família, alcançamos um sucesso ainda maior. O conhecimento sobre a diversidade se torna mais consistente e a inclusão tem seu papel evidenciado para toda a sociedade!"

 

Emplo celebra o Dia da Síndrome de Down
 

Foto: Acervo Emplo

#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de crianças sentadas em círculo, dentro de uma sala de aula. Elas vestem uniformes escolares predominantemente verdes, com algumas usando roupas casuais. Todas estão participando ativamente da atividade, esticando as pernas para exibir suas meias descombinadas, que apresentam diferentes cores, estampas e padrões divertidos, como listras, bolinhas e personagens. O ambiente da sala é organizado, com mesas e cadeiras ao fundo, além de mochilas e sapatos arrumados em um cantos.


Ser diferente faz a diferença

EM Sebastião Guilherme de Oliveira convida estudantes para celebrarem a diversidade


Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, os(as) alunos(as) da Escola Municipal Sebastião Guilherme de Oliveira (EMSGO) participaram de uma ação especial: eles(as) foram convidados(as) a usar meias trocadas. O objetivo foi trabalhar com todos(as) os(as) estudantes a importância de reconhecer, valorizar e respeitar as diferenças.


A escola conta com um aluno com síndrome de Down e, de acordo com o diretor Ricardo Lima de Oliveira, ele se sentiu acolhido e feliz ao perceber que muitos colegas estavam também com as meias trocadas.


A equipe escolar reconhece o desafio diário de promover uma educação inclusiva e se dedica a transformar a sociedade por meio de pequenas ações. De forma lúdica, a atividade reforçou para os(as) estudantes o quanto a diversidade é essencial.


Ricardo Lima também comentou sobre a ação e sua importância: “Trocar as meias é reconhecer que não precisam existir padrões e que existe muita beleza em ser diferente.”

 


Meias trocadas, corações unidos!


Foto: Acervo EMSGO

#paratodosverem: Na imagem, quatro crianças vestindo uniformes escolares posam juntas em um ambiente escolar coberto. Elas usam meias descombinadas, demonstrando apoio a uma ação que celebra a diversidade. As expressões são de alegria e cumplicidade, reforçando o espírito inclusivo da campanha.


Lots of Socks
Celebrando a diversidade


Em celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, a Escola Municipal Professor Mello Cançado (EMPMCA) promoveu o dia das meias trocadas. A iniciativa foi abraçada pela comunidade escolar, convidando os(as) estudantes a expressarem a individualidade e o apoio por meio das meias trocadas e coloridas.


Para tornar a explosão de cores ainda mais marcante, o corredor principal da escola ganhou vida com o “Mural da Diversidade”, uma obra colaborativa entre o Projeto PAS e a equipe pedagógica da instituição. O mural foi decorado com informações e imagens que desmistificam a trissomia do cromossomo 21 e celebram a beleza única de cada estudante com Síndrome de Down. 
Além do mural e da prática das meias descombinadas, as professoras conduziram rodas de conversa nas turmas, promovendo diálogos abertos e acolhedores sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças. Para a equipe da escola, a ação foi uma lição de amor e aceitação que deixou marcas profundas em seus corações. 


A assistente social da escola, Viviane Suelen Pinto Campos Zambaldi, expressou sua alegria com o comprometimento dos pais e dos(as) educadores(as) com a causa: “Ver os alunos chegarem na escola com pares de meias trocadas foi o momento em que acreditei que a comunidade escolar havia compreendido a importância da causa da inclusão. Esse ato demonstrou o envolvimento dos pais e familiares nessa ação tão importante.”

 


Escolas organizam dia de meias trocadas

Foto: Acervo EMPMCA
#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes sentados(as) no chão de um pátio escolar. Eles(as) estão vestindo uniformes escolares, predominantemente nas cores azul e verde, e alguns(mas) estão usando meias coloridas e descombinadas, criando um visual divertido e chamativo. Algumas pessoas adultas também estão presentes, ajudando na atividade. O chão do pátio tem desenhos coloridos de jogos tradicionais, como amarelinha e twister. 


Dia Mundial da Síndrome de Down
Creche Passo a Passo com Jesus convida a entender as diferenças


Em busca de promover uma educação inclusiva, a Creche Passo a Passo com Jesus adaptou suas atividades para garantir que todas as crianças participassem do momento de aprendizado, com diálogos e solidariedade entre os(as) estudantes. Como parte da ação, foi realizada a troca de meias entre as crianças dos maternais II A e C.


Essa prática ajudou a estabelecer vínculos respeitosos, bem como de desenvolver o sentimento de pertencimento e a capacidade de conviver harmoniosamente com as diferenças. Além disso, ampliou a reflexão da comunidade escolar sobre a Síndrome de Down, promovendo a conscientização sobre a inclusão afetiva. 


As professoras ficaram encantadas com a proposta. Simone Miranda, uma das educadoras envolvidas, compartilhou sua experiência: "A ação realizada pela Creche foi enriquecedora e abrangente à comunidade escolar, visto que não somente as crianças foram alcançadas com a experiência das trocas de meias e interação, como as famílias, através do cartaz de divulgação da ação, tendo suas crianças como protagonistas."

 


Creche entra nas celebrações do Dia da Síndrome de Down

Foto: Acervo Creche Passo a Passo com Jesus
#paratodosverem: A imagem mostra um grupo de crianças pequenas sentadas em círculo sobre um tapete colorido, que tem desenhos de animais e cores vibrantes. Elas parecem interagir entre si de maneira alegre e participativa. Um detalhe marcante na cena são as meias descombinadas que cada criança está usando, com cores, estampas e padrões diferentes em cada pé. Algumas meias apresentam personagens infantis, enquanto outras possuem desenhos variados, como animais e formas geométricas.