Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Um grupo de adultos posa em uma estrutura rústica de madeira e palha,. As pessoas aparecem sorrindo e reunidas.
Acervo Escola Municipal Cora Coralina

Escola Municipal visita Jardim Mandala na UFMG

criado em - atualizado em

Turmas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Cora Coralina, de Venda Nova, realizaram uma visita ao Jardim Mandala, espaço educativo e sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

A atividade, promovida pela escola em parceria com a UFMG, no Mês da Consciência Negra, teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre ancestralidade, sustentabilidade e valorização da cultura afro-brasileira, por meio da vivência com a natureza e das práticas de cuidado coletivo com a terra.

 

 

Durante a visita, os participantes puderam conhecer a proposta pedagógica do Jardim Mandala, idealizado pelo doutor em artes visuais, professor e artista Welington Dias que integra saberes científicos e tradicionais, estimulando o respeito ao meio ambiente e à diversidade cultural. A experiência foi marcada por momentos de reflexão sobre a importância da preservação ambiental, do trabalho comunitário e das raízes africanas na formação da identidade brasileira.

 

 

As professoras Gisele Pinto da Silva Rocha e Karine Marques Ferreira, responsáveis pelas turmas, destacaram que a ação faz parte de um conjunto de atividades realizadas ao longo do ano, voltadas à valorização da história e da contribuição do povo negro na sociedade.

 

 

A visita encerrou-se com uma roda de conversa, um delicioso chá com ervas medicinais e partilha de impressões sobre a experiência, reforçando o compromisso da rede municipal de ensino com a educação antirracista, inclusiva e transformadora.

 

Para a professora Gisele Pinto da Silva Rocha, o que mais chamou atenção foram a mistura de técnicas de matriz africana, indígenas e de Feng shui, bem como a harmonia de cheiros entre uma planta e outra, o tapete de folhas, as esculturas, os caminhos em forma de mandalas, além de recarregar as energias no local.