17 June 2025 -
Com o propósito de estimular o interesse literário e ambiental dos(as) estudantes do 4º ano da Escola Municipal Maria de Rezende Costa (EMMRC), a professora e escritora Jéssica Rodrigues está realizando diversas ações que visam à promoção de ideias e ao embasamento da escrita para a antologia de sua turma, que integra a “12ª Jornada Literária” da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed-BH).
Os(as) alunos(as), que têm em média 9 anos, participam de oficinas de produção textual e gênero literário, bem como da exibição de curtas-metragens e de obras e dinâmicas de sensibilização e preservação selecionadas. As atividades dialogam com a temática da “Jornada Literária”: “Meio ambiente e crise climática: narrativas para reencantar o mundo”.
O projeto simboliza uma verdadeira jornada e, nesta edição, propõe ressignificar os problemas ambientais de forma lúdica, criativa e responsável. A escola está discutindo questões ambientais por meio dos “Limeriques”, quintilhas monoestróficas muito rítmicas e expressivas escolhidas pela escola para a elaboração do livro na edição de 2025.
A “Jornada” conta ainda com formações periódicas para o(a) educador(a) responsável por coordenar o projeto nas instituições, as quais incluem orientações sobre escrita, seleção e revisão dos textos; encontros para falar da diagramação dos livros e até uma live com Ângela Mendes, filha do saudoso ambientalista Chico Mendes.
Em 2025, a escola, que está inscrita em 3 categorias da “Jornada Literária”, além da coletânea da turma em livro físico, também viabilizará a edição de um e-book comunitário, cuja proposta é fomentar as participações de outros sujeitos da comunidade escolar, incluindo funcionários(as), pais, mães e responsáveis por estudantes de outras turmas da escola, que atende à Educação Infantil, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo produtivo e os resultados também farão parte de um caderno de artigos, que reunirá as experiências dos(as) participantes de todas as regionais da cidade.
Como parte da atividade, os(as) alunos(as) também visitaram a Bienal Mineira do Livro, onde tiveram a oportunidade de conhecer livros de edições anteriores da “Jornada Literária”, no estande Bibliotecando, da Smed-BH, além de participarem de narrações de histórias, interagirem com autores(as) e adquirirem exemplares para acervo pessoal. O andamento do projeto e a expectativa da turma é grande, o que se evidencia pelo forte engajamento nas ações já promovidas e que certamente culminará em um lindo novo livro com registro na Biblioteca Nacional.
A escola participa do projeto sempre que possível, tornando-o uma tradição que incentiva o protagonismo estudantil e dá visibilidade ao conhecimento produzido, levado a público em evento de culminância, com autógrafos dos(as) autores(as) e ilustradores(as) da obras, que são os produtos finais das ações desenvolvidas durante o percurso.
Os(As) estudantes estão animados(as) com a proposta, assim como o auxiliar de apoio Nicolas Alves: "Estou muito empolgado para participar da coletânea de textos comunitários. Será uma experiência incrível e parte de um sonho realizado, já que eu sempre quis ilustrar um livro e terei essa chance ao fazer parte do projeto."