8 Maio 2025 -
Desde 2019, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Serra Verde, em Venda Nova, realiza encontros denominados “Escola da Família”, com os pais dos(as) alunos(as) e com os(as) responsáveis legais por eles(as). Segundo a vice-diretora da escola, Jennifer Silva, a ação é importante porque promove a integração entre família e escola. Desde então, o projeto passou por transformações, a fim de se adequar às necessidades dos familiares.
A iniciativa surgiu com o objetivo de melhorar a comunicação, o diálogo e a convivência entre educandos(as), educadores(as) e famílias. Logo de início, a escola percebeu as potencialidades do projeto. O local selecionado para sediar os encontros, por exemplo, situado nos arredores da Emei, antes, era utilizado para descarte de lixo, ocasionando focos de doenças. Depois que a área foi escolhida para as reuniões, a escola e as famílias plantaram árvores no espaço, que passou a se chamar “ponto limpo”.
Desde então, os encontros, realizados conforme as necessidades do momento, são utilizados visando a uma formação completa para os pais. As atividades são diversas: rodas de conversa, leitura de livros, oficinas, narração de história para as crianças e decoração da escola para eventos. Além disso, são efetuadas formações com diversos órgãos e profissionais, como Conselho Tutelar, posto de saúde Minas Caixa e nutricionistas. A duração dessas atividades varia entre 60 e 90 minutos.
Segundo a avó do aluno Gabriel Mattos, a experiência na “Escola da Família” tem sido positiva: "Senti bem acolhida, é muito bom ter vocês para nos ouvir e orientar". De acordo com a professora Giane Silvia, o projeto se mostra importante: “Acho que a ‘Escola de Pais’ é um momento entre família e escola onde as duas partes aprendem juntas.”
Assim, iniciativas como a da Emei Serra Verde evidenciam a necessidade de um diálogo constante entre pais e escola, de modo que as crianças sejam beneficiadas por uma educação mais plural e respeitosa.