Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra uma folha de caderno vista de cima com pedaços das mãos de uma criança escrevendo uma carta.
Acervo EMEPV

EMEPV no 54º Concurso Internacional de Redação

criado em - atualizado em

 

Os(as) alunos(as) do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga (EMEPV) estão participando da 54ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Em 2025, o tema proposto pela competição foi acerca da conservação dos oceanos, por meio de uma carta que explica por que o(a) destinatário(a) deveria cuidar do oceano e como fazer isso.


O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de incentivar jovens de até 15 anos a desenvolverem habilidades de escrita e expressão criativa por meio da arte epistolar. No Brasil, a organização das três primeiras etapas – escolar, estadual e nacional – fica a cargo dos Correios. A quarta e última fase, de nível internacional, é organizada pela própria UPU. Vale destacar que o Brasil é o segundo país com melhor desempenho na competição, ficando atrás apenas da China.


A professora de Língua Portuguesa, Graciele Gonzaga, falou sobre o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. “As oficinas de escrita promovidas com os estudantes do oitavo ano são fundamentais para o desenvolvimento criativo e textual. É essencial participar de concursos de redações, uma vez que incentivam e valorizam a escrita dos nossos estudantes”, destacou.


Para unir o útil ao agradável, a EMEPV promoveu a conscientização sobre a importância da preservação marinha por meio de oficinas de escrita, incentivando os(as) alunos(as) a se colocarem no lugar do próprio oceano. Assim, eles(as) utilizaram a linguagem das cartas assumindo o oceano como eu lírico, explicando por que e como cuidar desse recurso tão valioso.


A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, relacionado à proteção do meio ambiente, ao estimular a reflexão crítica sobre o impacto humano nos oceanos e nas propostas de soluções sustentáveis.


Após todos(as) escreverem, duas redações foram cuidadosamente selecionadas para representar a escola na etapa estadual do concurso. Os textos escolhidos demonstraram competência linguística e sensibilidade sobre a urgência da conservação dos oceanos. Assim, a participação dos(as) jovens da EM Edith Pimenta da Veiga é, assim, uma prova do compromisso da escola com uma educação consciente e transformadora.