16 Abril 2025 -
Os(as) alunos(as) do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga (EMEPV) estão participando da 54ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Em 2025, o tema proposto pela competição foi acerca da conservação dos oceanos, por meio de uma carta que explica por que o(a) destinatário(a) deveria cuidar do oceano e como fazer isso.
O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de incentivar jovens de até 15 anos a desenvolverem habilidades de escrita e expressão criativa por meio da arte epistolar. No Brasil, a organização das três primeiras etapas – escolar, estadual e nacional – fica a cargo dos Correios. A quarta e última fase, de nível internacional, é organizada pela própria UPU. Vale destacar que o Brasil é o segundo país com melhor desempenho na competição, ficando atrás apenas da China.
A professora de Língua Portuguesa, Graciele Gonzaga, falou sobre o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. “As oficinas de escrita promovidas com os estudantes do oitavo ano são fundamentais para o desenvolvimento criativo e textual. É essencial participar de concursos de redações, uma vez que incentivam e valorizam a escrita dos nossos estudantes”, destacou.
Para unir o útil ao agradável, a EMEPV promoveu a conscientização sobre a importância da preservação marinha por meio de oficinas de escrita, incentivando os(as) alunos(as) a se colocarem no lugar do próprio oceano. Assim, eles(as) utilizaram a linguagem das cartas assumindo o oceano como eu lírico, explicando por que e como cuidar desse recurso tão valioso.
A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, relacionado à proteção do meio ambiente, ao estimular a reflexão crítica sobre o impacto humano nos oceanos e nas propostas de soluções sustentáveis.
Após todos(as) escreverem, duas redações foram cuidadosamente selecionadas para representar a escola na etapa estadual do concurso. Os textos escolhidos demonstraram competência linguística e sensibilidade sobre a urgência da conservação dos oceanos. Assim, a participação dos(as) jovens da EM Edith Pimenta da Veiga é, assim, uma prova do compromisso da escola com uma educação consciente e transformadora.