13 June 2025 -
A fim de ampliar os conhecimentos dos(as) educadores(as) sobre o uso de telas na infância, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Urca Confisco proporcionou uma formação com o tema "Uso de telas na infância: impactos psicológicos, sociais e o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura”, no dia 3 de junho.
A ação foi proposta pela bibliotecária Stephanie Rodingthon, no início do ano letivo de 2025, como parte do planejamento anual das ações da biblioteca e de leitura, apresentado à direção escolar.
O objetivo da formação é tratar sobre um tema atual e apresentar aos(às) professores(as) outras opções de conteúdos educacionais e literários no uso da tela interativa, bem como difundir livros infantis que abordem o uso de telas, para trabalhar com as crianças de forma lúdica sobre o tema, visando a estratégias de uso de telas de forma saudável.
Ainda foi apresentado o software de bibliotecas Pergamum, que, além de democratizar o acesso à informação no catálogo online de materiais bibliográficos disponíveis na Rede Municipal de Bibliotecas Escolares (RMBE) de Belo Horizonte, também possui materiais com sequência didática anexados a alguns títulos do Kit Literário fornecido pela PBH aos(às) estudantes e às bibliotecas, que são sugestões de atividades sobre o livro para potencializar as ações de leitura na escola. Conjuntamente, foi apresentado o projeto da “Jornada Literária", para que a escola participe e produza um livro feito pelos(as) estudantes, como forma de incentivo à leitura.
Com o intuito de que a formação fosse completa, a bibliotecária contou com a ajuda da Equipe do Projeto Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação (PAS) para discutir os impactos sociais e psicológicos do uso excessivo de telas, visto ser um tema que atinge estudantes e suas famílias. Tanto os(as) profissionais do PAS quanto os(as) bibliotecários(as) são essenciais para o trabalho com a comunidade escolar.
A ação foi o ponto de partida para que o tema "uso de telas na infância" fizesse parte do trabalho pedagógico da Emei. Posteriormente, a equipe PAS organizará e abordará o assunto na Escola de Pais, e novamente será estabelecida a colaboração entre biblioteca, equipe PAS e equipe gestora.
A bibliotecária Stephanie comentou sobre a origem e a importância desse trabalho desenvolvido na escola: “A iniciativa de realizar a formação sobre o uso de telas na infância surgiu como forma de potencializar o uso do espaço da biblioteca e usar a tecnologia em benefício dos estudantes e professores, de forma que eles tenham acesso a conteúdos educacionais de qualidade e explorem conteúdos também ligados à leitura.
A direção prontamente apoiou a proposta e a inseriu no calendário como uma atividade a ser realizada no momento de extraclasse dos professores. Além da equipe gestora, agradeço a Maria Lopes (psicóloga) e Viviane Lima (assistente social) pela parceria e por colaborarem com a iniciativa que consegue envolver ações da biblioteca junto ao Projeto PAS.”