31 October 2025 -
Diante da necessidade de formar cidadãos com gosto pela leitura, a EMEI Granja de Freitas vem fazendo vários trabalhos durante o ano que conectam o aprendizado ao lúdico para fazer com que seus estudantes viajem pelo mundo de obras infantis. Em meio a brincadeiras com rimas, trabalhos artísticos e trocas de livros, as crianças da EMEI vivenciaram experiências únicas que trabalharam seu desenvolvimento pessoal, escrita e prática de leitura.
Rimas que ensinam
Projeto com rimas proporciona ensino da escrita de forma lúdica

Foto: Acervo EMEI Granja de Freitas
#paratodosverem: Um mural escolar intitulado “Brincando com Rimas” exibe desenhos coloridos à mão, eles ilustram as crianças, cada um acompanhado de balões com frases rimadas, onde dizem seus nomes. Ao centro, há um cartaz marrom com “Poeminha da Sala 9”, escrito em letras maiúsculas. A borda do mural é feita com azulejos brancos, vermelhos, azuis e amarelos.
Estudantes da EMEI Granja de Freitas protagonizaram uma atividade especial voltada para a consciência fonológica. A professora Maria Ivone organizou a prática “Brincando com rimas”, com o objetivo de trabalhar com nomes próprios, sons, rimas e palavras de forma lúdica, entre os meses de março e agosto.
O projeto visou a usar de jogos de rimas para desenvolver a linguagem oral e escrita para a turma de 5 anos da escola. As rimas ajudam os estudantes a associar a escrita do nome aos sons emitidos, formando uma percepção sobre a consciência fonológica sem ser massante.
Além da leitura recorrente de livros em sala de aula, a prática também incluiu atividades como rodas de música com rima, oficina de criação de verbos simples, montagem de cartazes com palavras que rimam e outras práticas e jogos projetados pela professora.
Dessa forma, com livros e materiais diversos, as rimas serviram como ponte para uma melhor compreensão das palavras. A atividade culminou na decoração do mural central da escola, com as rimas escritas por cada criança participante e em um sarau, no qual os estudantes apresentaram os trabalhos realizados durante a prática.
O projeto foi um sucesso, encantando os estudantes e a equipe da instituição. A vice-diretora, Cinthia Vasconcelos, comentou que as atividades, além de tornarem o aprendizado mais divertido, também estimularam o interesse por materiais que brincam com as rimas. “O projeto favoreceu diversas experiências às crianças da sala. Com certeza as famílias sentiram junto às crianças esse conhecimento. E, ainda, todos na escola apreciaram o Projeto Brincando com Rimas, ao contemplarem o mural Central da EMEI Granja de Freitas.”
Compartilhar é cuidar
Estudantes aprendem a importância da solidariedade enquanto leem livros trocados com os colegas

Foto: Acervo EMEI Granja de Freitas
#paratodosverem: Em um corredor com as paredes coloridas, uma criança e sua responsável olham os livros da caixa de trocas, ambas usam casacos rosa e a adulta segura em seus braços uma bolsa de rodinhas rosa. À direita das duas, há um banco colorido com a caixa; já à esquerda, há uma grande janela.
Visando a maior acessibilidade da cultura para a comunidade escolar, a EMEI Granja de Freitas organizou o projeto “Doe ou Troque um livro de literatura infantil”, para estudantes de 0 a 5 anos e suas famílias.
Inspirada no projeto “BIBLIOTECANDO: leituras que transformam”, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a proposta é integrar a família à escola e estimular o hábito de leitura dos estudantes, enquanto praticam a solidariedade em momentos de partilha.
A prática começou simples, com rodas de conversa sobre livros, contação de histórias e atividades artísticas que protagonizaram as histórias favoritas de cada estudante.
Seguindo esta introdução, as crianças montaram cartazes e bilhetes para divulgar a prática dentro da escola. Cada estudante poderia trazer um livro ou mais que estivessem em bom estado para a troca. A escola montou um espaço específico, semelhante a uma mini biblioteca, para organizar melhor o processo.
Assim, no dia designado para a troca, cada criança levou um novo livro para casa. Além disso, as famílias puderam ter um momento de lazer e afetividade, lendo juntos.
A prática foi extremamente positiva para os pequenos. Cláudia Cristina Leite Pereira, coordenadora de turno, comentou ter achado uma ótima experiência para tirar as crianças das telas, enquanto possibilita uma melhor relação entre escola e famílias, “Achei fascinante o projeto Doe e Troque um livro de literatura. Ele traz a importância do livro como instrumento de leitura, possibilitando à criança fazer leituras longe das tecnologias. Outro ponto está no ato de as famílias participarem ativamente desse projeto, realizando doações e trocas, e ainda observar a possibilidade de sustentabilidade ao reutilizar aquele livro em outra situação. Uma inovação para nossa comunidade escolar!”.
