Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: a foto mostra crianças em uma sala de aula. Com exceção de uma menina, a turma está sentada no chão. A aluna, ao centro, senta-se em uma cadeira e segura o boneco Tobias, que tem pele negra e usa blusa azul clara, shorts, calçados e uma boina azul escura. Ao fundo, há um quadro branco e cartazes com palavras acompanhadas de uma ilustração.
Acervo Emeb

Emeb apresenta letras do alfabeto de forma lúdica

criado em - atualizado em

 

Para apresentar as letras do alfabeto às crianças da turma do 4º ano do turno da manhã, na Escola Municipal Emidio Berutto (Emeb), a professora Ilvete Aparecida Paiva, de forma lúdica e contextualizada, estruturou o projeto “Uma viagem ao mundo encantado das letras”, que ocorre desde o mês de abril e tem previsão para continuar até setembro.


A prática foi desenvolvida a partir do livro “De letra em letra”, de Bartolomeu Campos de Queirós. O autor faz uma brincadeira com as palavras, incentivando as crianças a imaginarem e a pensarem nos sons e nas rimas.

 

Com o intuito de enriquecer o projeto, a equipe da escola adquiriu um boneco de pano para acompanhar o livro na casa dos(as) estudantes. Vários nomes foram sugeridos para o mascote, e o grande vencedor foi Tobias.

 

Assim, a cada semana, dentro de uma sacola, uma criança leva para casa o livro “De letra em letra”, o boneco Tobias e um caderno para registrar a vivência, que, posteriormente, é compartilhada com os(as) demais colegas em uma roda de conversa. Além de promover uma forma lúdica de apresentar as letras do alfabeto para as crianças, o projeto também tem como objetivo contribuir para uma educação antirracista, incluindo a promoção da diversidade e da representatividade por meio de personagens diversos e das histórias trabalhadas em cada letra.

 

A professora Ilvete comentou que a prática foi um sucesso: “As crianças ficam ansiosas para levar a sacola literária para casa e contam com animação para os seus colegas todas as aventuras que tiveram com Tobias. É gratificante participar e acompanhar esse momento de descoberta das letras e das palavras de uma maneira tão divertida.”