Pular para o conteúdo principal

Na quadra de uma escola, seis filas de crianças sentadas com mochilas ao lado aguardam a saída, interagindo entre si. O espaço tem chão colorido, arquibancada verde, parede laranja, tabela de basquete, trave com rede e claraboias no teto que iluminam o ambiente.
Acervo EMSF

EM Salgado Filho organiza a saída escolar

criado em - atualizado em

 

Desde fevereiro deste ano, a Escola Municipal Salgado Filho (EMSF) passou a adotar um novo sistema de organização na hora da saída dos(as) alunos(as), mudança que já é considerada um sucesso por todos(as). O objetivo principal é otimizar o fluxo de pessoas e garantir mais segurança para as crianças não se perderem. Assim, a escola dividiu os(as) estudantes em dois grupos, para o momento da saída.


Atualmente, os(as) alunos(as) que utilizam transporte escolar se reúnem na quadra superior da escola e são organizados(as)  em filas, conforme o nome do(a) responsável pelo transporte, para otimizar a identificação das crianças e o embarque. Já aquelas que vão embora com os pais ou com os(as) responsáveis permanecem na quadra inferior, organizadas por turma. Cada fila é sinalizada com uma placa referente à turma à qual pertence.


A mudança foi pensada para melhorar a logística escolar, mas surpreendeu fortemente por sua eficácia. Os feedbacks de pais, responsáveis, motoristas de vans, funcionários(as) da escola e até mesmo dos(as) estudantes têm sido extremamente positivos. “Agora não tem mais confusão na hora de sair no portão da escola”, conta o aluno Davi Pacheco, um dos que seguem a nova rotina.


Quando a fila para o transporte escolar já está organizada, o embarque das crianças é mais rápido, e isso diminui o tempo de espera tanto dos(as) estudantes quanto dos(as) motoristas. Com a ordenação das filas, os pais conseguem saber exatamente onde buscar seus(suas) filhos(as), pois há menos aglomeração de pessoas no portão e mais controle na saída.


A diretoria da escola comemorou os resultados da iniciativa, que faz parte do esforço coletivo para tornar o ambiente escolar mais seguro. Com a nova rotina, a Escola Municipal Salgado Filho mostra como pequenas mudanças podem gerar bons impactos na vida escolar.