9 Abril 2025 -
Em 2025, a direção da Escola Municipal Israel Pinheiro desenvolveu um projeto sobre a escritora, cantora, compositora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus, destacando sua importância como mulher negra e favelada que registrou sua vivência e garantiu sustento como catadora de lixo. Com essa proposta, a equipe do Programa Escola Integrada (PEI), com a coordenação de Vânia Elizabeth Ferreira, selecionou e reuniu materiais para montagem de uma exposição sobre a vida e obra da autora.
A exposição foi organizada no espaço da Escola Integrada dentro da escola, permitindo que os(as) alunos(as) do ensino regular pudessem visitar o espaço juntamente com seus professores. No dia 26 de março, a mostra ficou aberta no período noturno para atender as três turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As visitas foram organizadas em pequenos grupos para que todas as fotos, os registros, os materiais e os vídeos fossem apreciados com calma. Os vídeos foram exibidos em chromebooks, preparados pelo monitor de informática do PEI, Gabriel Ângelo, que incentivou os(as) estudantes da EJA a visitarem e participarem ativamente da exposição.
A turma de alfabetização também pode apreciar a mostra, acompanhada pela professora Rosely e pela a assistente social do Projeto Psicólogos e Assistentes Sociais (PAS), Melissa Mesquita, que registrou vídeos dos estudantes e sua curiosidade e vontade de aprender.
Neste ano, os estudantes da EJA na EM Israel Pinho desenvolverão um projeto sobre escritores mineiros, tendo como o ponto de partida a vida e obra de Carolina Maria de Jesus. A proposta também incluirá memórias musicais, abordando artistas mineiros como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, além de explorar traços da mineiridade, como a culinária e o jeito mineiro de ser e de falar.
O aluno da EJA, Ramon Lucas Miranda dos Santos relatou que a história de Carolina Maria é inspiradora, destacando sua trajetória como uma mulher guerreira, descendente de escravos, que nunca desistiu. Ele concluiu que a história transmite uma lição preciosa: "Nunca devemos desistir de nossos sonhos e nossos ideais. Está sendo muito bom conhecer o legado deixado por esta autora mineira, da cidade de Sacramento".