Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na foto, uma criança com camiseta verde realiza uma atividade escolar, que consiste em contar pirulitos desenhados e escrever o número correspondente. A criança segura um lápis e está prestes a escrever. No canto inferior da folha, há a letra da cantiga "Pirulito que bate, bate / Pirulito que já bateu / Quem gosta dela sou eu!"
Acervo Clarissa Camilo

EM Hugo Werneck estimula habilidades sociocognitivas

criado em - atualizado em

 

Durante abril e maio, a turma de 4 e 5 anos do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Hugo Werneck, Regional Oeste, foi apresentada a diversas atividades que estimularam suas habilidades sociais e cognitivas, orientadas pela professora Clarissa Gontijo de Barros Camilo.

 

Em abril, foi desenvolvida uma atividade com a música “Pirulito que bate bate”, cantada e acompanhada de um pandeiro, permitindo que as crianças explorassem o instrumento. Depois, os(as) estudantes foram organizados(as) em duplas e aprimoraram suas percepções rítmicas a partir da realização de gestos com as mãos. Eles(as) ainda fizeram pirulitos, ao manusear massinhas, e realizaram uma atividade sistematizada no caderno, na qual tinham que relacionar a quantidade de pirulitos com o numeral correspondente. De acordo com a professora, “O trabalho com a música trouxe diversas possibilidades de aprendizado às crianças. Elas amaram!”

 

Em maio, foram realizadas outras duas atividades, que envolveram o manuseio de tampinhas e a montagem de quebra-cabeças. Com a primeira, os(as) alunos(as) desenvolveram a linguagem matemática por meio da quantificação das tampinhas. Além disso, as crianças puderam classificá-las de acordo com as cores e, depois, utilizá-las para formar a letra inicial do próprio nome, o que possibilitou o aumento do repertório de letras dos(as) estudantes. Segundo a professora, o trabalho com objetos é frequente, porque permite “desenvolver algumas habilidades, trazendo muito mais significado e prazer para a aprendizagem.”

 

Em outro momento, as crianças montaram quebra-cabeças, atividade que estimula o raciocínio lógico, a memória visual, a coordenação motora fina, a concentração e a paciência, além de resolução de problemas. Ademais, a turma transformou as peças, com diferentes recortes, para desafiar ainda mais os(as) alunos, em um círculo, que formou um sol. A atividade, desenvolvida de uma maneira criativa e divertida, envolveu toda a turma.