6 June 2025 -
Na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade (EMPMA), desde 2018, as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fazem parte de uma atividade chamada “Gestão de Carreira/Projeto”. A prática consiste em orientar e promover debates que potencializam a troca de experiência sobre objetivos, mercado de trabalho e gestão de problemas, entre os grupos participantes.
Em 2025, o professor criador desse projeto, Thiago Brodés, realizou a atividade com as turmas de alfabetização e certificação da EMPMA. Durante as conversas, foi explicada a importância de haver metas e objetivos bem definidos, compromisso consigo mesmo(a) ou com seu(a) gestor(a) no ambiente de trabalho e sobre resolução de problemas.
Os alunos e as alunas participaram assiduamente, durante e após as apresentações. A troca de ideias e opiniões entre o grupo de idosos(as), jovens e adultos(as) sobre conhecimentos apresentados e compartilhados das vivências cotidianas foi fundamental e aprofundou ainda mais o projeto.
Durante as rodas de conversa, houve diálogos sobre habilidades, características pessoais e a capacidade de desempenhar determinadas tarefas. Durante as apresentações, foram discutidas soluções para o mercado de trabalho e liderança. Também foi elaborado um currículo modelo, cuja cópia foi entregue a cada estudante, para que pudessem ter um esboço do currículo apresentado em sala de aula.
Ao fim da apresentação, foi passado um fragmento do filme “A Procura da Felicidade”, a partir do qual os(as) alunos(as) discutiram sobre não colocar limites em seus anseios e que a idade deles(as) não deve ser um empecilho para terem sonhos e objetivos.
Além disso, as turmas chegaram à conclusão de que um indivíduo com capacidade ágil de resolução de problemas, que analisa aprofundadamente as situações, com visão abrangente, torna-se mais eficiente e assertivo em suas resoluções.
O monitor de Informática e idealizador do projeto, Thiago Aparecido dos Santos Brodés, disse ter achado a experiência gratificante e de muita significância para os(as) alunos(as): “Os estudantes gostaram muito do tema desenvolvido, a turma participou com trocas de experiências e com suas vivências cotidianas.”