Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: a foto mostra um educador na frente de um quadro, em uma sala pintada de bege, com janelas e portas verdes. Acima do quadro, há papéis com as letras do alfabeto. No teto, um projetor exibe uma apresentação. As carteiras estão quase todas ocupadas com pessoas adultas de diversas idades. Algumas usam uniformes e estão prestando atenção no que o professor explica.
Acervo EMPMA

EJA da EMPMA aprende gestão de carreira e projeto

criado em - atualizado em

 

Na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade (EMPMA), desde 2018, as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fazem parte de uma atividade chamada “Gestão de Carreira/Projeto”. A prática consiste em orientar e promover debates que potencializam a troca de experiência sobre objetivos, mercado de trabalho e gestão de problemas, entre os grupos participantes.


Em 2025, o professor criador desse projeto, Thiago Brodés, realizou a atividade com as turmas de alfabetização e certificação da EMPMA. Durante as conversas, foi explicada a importância de haver metas e objetivos bem definidos, compromisso consigo mesmo(a) ou com seu(a) gestor(a) no ambiente de trabalho e sobre resolução de problemas. 


Os alunos e as alunas participaram assiduamente, durante e após as apresentações. A troca de ideias e opiniões entre o grupo de idosos(as), jovens e adultos(as) sobre conhecimentos apresentados e compartilhados das vivências cotidianas foi fundamental e aprofundou ainda mais o projeto. 


Durante as rodas de conversa, houve diálogos sobre habilidades, características pessoais e a capacidade de desempenhar determinadas tarefas. Durante as apresentações, foram discutidas soluções para o mercado de trabalho e liderança. Também foi elaborado um currículo modelo, cuja cópia foi entregue a cada estudante, para que pudessem ter um esboço do currículo apresentado em sala de aula. 


Ao fim da apresentação, foi passado um fragmento do filme “A Procura da Felicidade”, a partir do qual os(as) alunos(as) discutiram sobre não colocar limites em seus anseios e que a idade deles(as) não deve ser um empecilho para terem sonhos e objetivos.


Além disso, as turmas chegaram à conclusão de que um indivíduo com capacidade ágil de resolução de problemas, que analisa aprofundadamente as situações, com visão abrangente, torna-se mais eficiente e assertivo em suas resoluções.


O monitor de Informática e idealizador do projeto, Thiago Aparecido dos Santos Brodés, disse ter achado a experiência gratificante e de muita significância para os(as) alunos(as): “Os estudantes gostaram muito do tema desenvolvido, a turma participou com trocas de experiências e com suas vivências cotidianas.”