23 Maio 2025 -
A Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu (EMDLRA) desenvolveu uma prática pedagógica com os(as) alunos(as) do 3º ano do Ensino Fundamental, com a abordagem da multiplicidade cultural brasileira. As atividades foram realizadas ao longo do primeiro trimestre do ano letivo, com o objetivo de ensinar as crianças a reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural presente no país.
O público da EMDLRA é heterogêneo, curioso e participativo, o que contribuiu para o desenvolvimento das discussões. Inicialmente, os(as) professores(as) falaram sobre a formação do povo brasileiro, retomando temas trabalhados previamente com os(as) estudantes sobre os povos indígenas. Em um exercício didático, as crianças associaram algumas palavras à cultura indígena, produziram desenhos e refletiram sobre estereótipos relacionados a diferentes pessoas.
Na sequência, os(as) educadores(as) apresentaram aos(às) alunos(as) a realidade atual de comunidades indígenas em cidades de Minas Gerais, destacando suas tradições e contribuições para a cultura brasileira. Para ampliar os estudos, foram abordados também povos africanos e quilombolas, além de heranças culturais de diferentes regiões do Brasil, como sotaques, culinária, danças e costumes típicos, que as crianças compartilharam em sala.
As atividades também incluíram rodas de conversa, produções artísticas e apresentações orais, com participação ativa das famílias no processo de aprendizagem. Foram utilizados recursos variados, como vídeos educativos, mapas regionais, músicas típicas, materiais impressos com curiosidades culturais e pesquisas orientadas. Alice Magalhães, professora do 3º ano, destacou o resultado da proposta: “O trabalho desenvolvido ao longo do trimestre proporcionou às crianças muito aprendizado e descobertas! Além disso, o envolvimento de toda a família na pesquisa e produção dos cartazes contribuiu para o desenvolvimento dos ensinamentos.”
Ao final do trimestre, os(as) alunos(as) mostraram mais interesse pelas diferentes culturas que compõem o povo brasileiro, superaram estereótipos e desenvolveram empatia, valorizando as próprias origens culturais e a dos(as) colegas. As práticas contribuíram de forma efetiva para a construção de uma consciência plural e respeitosa entre os(as) estudantes.