9 Abril 2025 -
O Dia mundial da água, 21 de março, foi excelente para o aprendizado dos(as) estudantes das escolas municipais Herbert José de Souza e Secretário Humberto Almeida. A equipe escolar levou os(as) alunos(as) à Nascente Fundamental do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça, na região Norte de Belo Horizonte, onde houve atividades pedagógicas em prol da conscientização ambiental e da preservação dos recursos hídricos. A iniciativa foi organizada pelos(as) professores(as) das escolas em parceria com o Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra) e com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).
Foi um evento repleto de programações lúdicas, com jogos educativos, jograis, gincanas ambientais e apresentações de capoeira. Além disso, dança, pintura, criação de estratégias, desenho, escrita, elaboração e apresentação de projetos mobilizaram habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais nos(as) pequenos(as). O principal objetivo era integrar o aprendizado conectando os conteúdos com a realidade socioambiental da região Norte, para consolidar o entendimento da interdependência entre água, meio ambiente e sociedade.
Jair Santos – pedagogo, técnico social, membro da Urbel e parceiro das duas escolas – destacou a importância do evento: “A experiência visual e a produção cultural, quando articuladas à reflexão sobre o meio ambiente, potencializam o processo de ensino-aprendizagem, gerando um impacto positivo no bem-estar individual e coletivo”.
O evento também homenageou Dona Júlia, uma das principais defensoras da Nascente Fundamental do parque. Sua história ressalta a importância do engajamento comunitário na proteção ambiental. O ecossistema que as escolas visitaram engloba a nascente, a cachoeira e o rio Ribeirão Onça, com meandros, matas, corredeiras e nascentes. Roneide Dutra, representante do Comupra, conversou com os(as) estudantes sobre o papel essencial do curso de água Ribeirão Onça e da cachoeira do parque na manutenção do ecossistema local e na qualidade de vida da população.
As atividades foram vinculadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando a competência de sustentabilidade socioambiental: “Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade e resiliência, a fim de cuidar da saúde física e emocional, considerando a si, ao outro e ao meio ambiente”. A proposta pedagógica desenvolveu habilidades diversas nos(as) alunos(as), como expressão corporal, artística e escrita, além do principal: pensamento crítico.
A visita guiada à Nascente Fundamental possibilitou às crianças vivenciar a importância da preservação dos recursos hídricos e entender na prática como a qualidade da água impacta o meio ambiente e a população. O contato direto com a natureza reforçou o compromisso da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) com a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.