Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: crianças pequenas brincam sentadas no chão, sobre toalha xadrez branco com azul. Elas manipulam bandejas com macarrão cozido e tigelas com molho vermelho, usando colheres e as mãos. A atividade acontece ao ar livre, em piso colorido de verde e vermelho. Algumas crianças estão descalças e vestidas com roupas leves e coloridas.
Acervo Érica Couto

Crianças vivenciam e exploram múltiplas habilidades

criado em - atualizado em

 

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ipiranga, na Regional Nordeste, está promovendo o projeto “Um dino em minha vida” com o objetivo de, por meio de atividades práticas, promover o crescimento cognitivo, motor, social e emocional dos(as) alunos(as) de 1 e 2 anos, a Turma do Dinossauro. A iniciativa começou em março e será finalizada em novembro.

 

Em março, foi realizada uma experiência com panelas, macarrão e molhos, com o objetivo de promover a cooperação e a empatia, ao compartilhar e ajudar os(as) amigos(as). Foi uma atividade marcante. Para o experimento ser realizado, cada família enviou uma panela, uma concha e uma colher à escola. A professora, Érica Nunes Couto, cozinhou macarrão com diversos formatos, como concha e parafuso, permitindo que os(as) estudantes pudessem sentir as texturas e explorar as formas e as cores do molho e do macarrão.

 

Segundo a professora, diversas habilidades foram desenvolvidas nesse momento. O movimento de pinça com as mãos, ao segurar o macarrão, que aprimora a coordenação motora fina; a noção de quantidade, ao serem orientados(as) a pegarem mais ou menos macarrão, e a noção de partilha, visto que algumas crianças conseguiram dividir seus objetos com outras.


Érica Couto compartilha ainda que “A importância de diferentes recursos favorece o aprendizado, para que as crianças possam crescer, interagir e se preparar para a vida adulta.”