Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: em uma quadra, duas fileiras de estudantes se apresentam para o restante da escola. Atrás delas, há uma parede pintada de azul, em que outras crianças estão encostadas, assistindo, sentadas, à apresentação dos(as) colegas. À direita, em frente a uma parede com desenhos coloridos, incluindo os anéis olímpicos, pessoas adultas observam a atividade.
Acervo EMJP

Construindo uma escola antirracista

criado em - atualizado em

 

A fim de criar um ambiente escolar antirracista, a Escola Municipal João do Patrocínio (EMJP) decidiu implantar um calendário com atividades relacionadas a essa temática para todos(as) os(as) estudantes. O projeto “Trabalhando para nos tornar uma escola antirracista” é uma iniciativa em que, a cada mês, um(a) professor(a) deve preparar uma apresentação de acordo com os temas presentes no calendário.


O objetivo é promover uma educação antirracista, ensinando sobre a História do Brasil e do mundo, dando voz a autores(as) negros(as) e representando todas as crianças nas histórias que são contadas. Assim, o projeto é realizado mensalmente, desde 2023.


A diretora Márcia Regina Lima confirma a importância do projeto para a instituição: “Em nossa escola antirracista, valorizamos todas as culturas, reconhecemos a história e a contribuição dos povos negros, indígenas e de outras etnias, e lutamos contra o silenciamento dessas vozes. É um espaço onde todos são respeitados, onde a diversidade é celebrada e onde o combate ao racismo acontece todos os dias – nas aulas, nas conversas, nas atitudes e nas escolhas.”