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#paratodosverem: em um espaço coberto, sete crianças uniformizadas estão lado a lado, segurando sacola decorada com desenhos de flores na qual está escrito “Sacola Viajante”. Ao lado delas, duas mulheres adultas, uma de camisa vermelha e outra de blusa estampada, também posam para a foto. Ao fundo, há uma parede azul em que está fixado um mural colorido com a frase “Projeto Sacola Viajante”.
Acervo Emiam

Compreensão do mundo por meio da leitura

criado em - atualizado em

 

No dia 9 de março, a Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo (Emiam), na Regional Pampulha, iniciou a edição de 2025 da “Sacola Viajante”, projeto em que os(as) alunos(as) levam um livro para a casa, com o intuito de ampliar seus repertórios literários. A ação envolve toda a escola.


A iniciativa é realizada desde 2019 e abarca desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Semanalmente, um(a) estudante de cada turma, determinado por ordem alfabética, recebe a sacola viajante, que contém um livro. Este deve ser lido até a outra semana e, durante o encontro, que acontece durante a aula de Literatura, o(a) aluno(a) deve comentar sobre a história.


De acordo com a escola, seguindo o projeto pedagógico, os(as) professores(as) estão trabalhando com duas temáticas, étnico-racial e indígena, e o projeto se mostrou como uma alternativa para aprofundá-lo. Livros com essas temáticas são apresentados pelos(as) docentes aos(às) estudantes, que escolhem a leitura. Além disso, outro objetivo do projeto é aprimorar a leitura e a compreensão de mundo dos(as) alunos.


É uma atividade de que as crianças gostam muito, tanto que já faz parte do plano de trabalho institucional da escola. Segundo Aurea Maria Dias Rosas, professora e idealizadora da ação: “Este projeto já faz parte do trabalho literário da nossa escola, e os estudantes e todos os envolvidos curtem e gostam muito. Percebe-se que as crianças ficam muito felizes em participar.”