23 January 2026 -
Com o intuito de estimular o reconhecimento da beleza e do valor da mulher negra, a Creche Comunitária Jesus e as Crianças, regional Nordeste, preparou um projeto aplicado durante o segundo semestre do ano para os estudantes de 0 a 4 anos.
Inspirado no grupo cultural “Meninas de Sinhá”, originado em Belo Horizonte, o projeto homônimo buscou resgatar saberes, tradições e histórias de mulheres negras, destacando sua importância na formação da sociedade brasileira e no combate ao racismo.
Foram realizadas rodas de conversa, contação de histórias, oficinas, confecção de bonecas negras, pintura, musicalização com cantigas tradicionais afro-brasileiras.
As ações culminaram em uma mostra cultural aberta à comunidade escolar, onde as produções e aprendizados foram compartilhados.
A coordenadora pedagógica, Ivana Aparecida de Souza, destacou a importância do projeto. “O ‘Meninas de Sinhá” se consolidou como uma prática significativa dentro da escola, promovendo a reflexão, o respeito e a valorização da identidade negra, além de fortalecer o papel da escola como espaço de transformação social.”
