9 Abril 2025 -
Desde 2019, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Águas Claras convida famílias para participarem de um Clube de Leitura. A prática começou após uma mãe solicitar o empréstimo de um livro na escola, pois havia esgotado seu acervo pessoal. Assim, iniciaram-se os encontros todas as terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.
O projeto sobreviveu ao período pandêmico e, atualmente, ocorre todas as quartas-feiras pela manhã. Nesses encontros, familiares das crianças se reúnem em uma roda de leitura, debatem o tema e, ao final, escolhem um livro, dentre os selecionados pela coordenação, a fim de levá-lo para casa e lê-lo para seus(suas) filhos(as). Essa iniciativa proporciona momentos de lazer e reflexão, além de fortalecer a relação entre família e escola. As obras selecionadas pela equipe escolar geralmente abordam temáticas ligadas à sustentabilidade.
Ao final do semestre, os(as) estudantes participam do último encontro, quando é organizada uma confraternização com os(as) participantes, criando um espaço de compartilhamento de ideias, integração e lazer.
Durante os encontros, os pais têm momentos de troca de ideias e experiências sobre os livros. A mãe Gislaine Fernanda Martins, por exemplo, relatou que a obra escolhida em uma das semanas inspirou uma atividade em família. “Quero ficar com o mesmo livro, pois estamos confeccionando o carrinho de madeira como o da história”, comentou no encontro seguinte.
A mãe Keila Gomes de Oliveira contou, em um dos encontros, que seus filhos ficaram curiosos após a leitura de um livro em família: “O livro de animais do mar descreve o tamanho dos tubarões. Então, foram os dois filhos para a internet comprovar os tamanhos.” Esse relato demonstra como a prática proporciona momentos que ficarão marcados na memória das crianças.