Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra quatro pessoas adultas em um ambiente escolar, participando de uma atividade de leitura. Elas estão reunidas em torno de uma mesa cheia de livros infantis coloridos. Duas pessoas estão folheando os livros infantis, enquanto outras duas observam. Entre elas, está sentada uma criança com gorro vermelho. O ambiente tem prateleiras com mais livros e materiais organizados, além de brinquedos e elementos decorativos nas paredes.
Acervo Emei Águas Claras

Clube de Leitura

criado em - atualizado em

 

Desde 2019, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Águas Claras convida famílias para participarem de um Clube de Leitura. A prática começou após uma mãe solicitar o empréstimo de um livro na escola, pois havia esgotado seu acervo pessoal. Assim, iniciaram-se os encontros todas as terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. 

 

O projeto sobreviveu ao período pandêmico e, atualmente, ocorre todas as quartas-feiras pela manhã. Nesses encontros, familiares das crianças se reúnem em uma roda de leitura, debatem o tema e, ao final, escolhem um livro, dentre os selecionados pela coordenação, a fim de levá-lo para casa e lê-lo para seus(suas) filhos(as). Essa iniciativa proporciona momentos de lazer e reflexão, além de fortalecer a relação entre família e escola. As obras selecionadas pela equipe escolar geralmente abordam temáticas ligadas à sustentabilidade.

 

Ao final do semestre, os(as) estudantes participam do último encontro, quando é organizada uma confraternização com os(as) participantes, criando um espaço de compartilhamento de ideias, integração e lazer. 

 

Durante os encontros, os pais têm momentos de troca de ideias e experiências sobre os livros. A mãe Gislaine Fernanda Martins, por exemplo, relatou que a obra escolhida em uma das semanas inspirou uma atividade em família. “Quero ficar com o mesmo livro, pois estamos confeccionando o carrinho de madeira como o da história”, comentou no encontro seguinte. 

 

A mãe Keila Gomes de Oliveira contou, em um dos encontros, que seus filhos ficaram curiosos após a leitura de um livro em família: “O livro de animais do mar descreve o tamanho dos tubarões. Então, foram os dois filhos para a internet comprovar os tamanhos.” Esse relato demonstra como a prática proporciona momentos que ficarão marcados na memória das crianças.