7 November 2025 -
A EMEI Primeiro de Maio provou que a educação ambiental pode ser divertida, envolvente e inspiradora. A escola criou um projeto incrível que transformou a sala de aula em um laboratório de cidadania, ensinando a importância da reciclagem e, de quebra, prestando uma linda homenagem aos profissionais responsáveis pela coleta, os garis.
Tudo começou com uma simples observação: a infância é a melhor fase para plantar as sementes da conscientização. Com isso em mente, o projeto "Redução de Lixo - EMEI Primeiro de Maio" foi lançado com o objetivo de ensinar às crianças a importância de cuidar do nosso planeta de forma lúdica.
A jornada começou com rodas de conversas animadas, histórias e leituras que mostraram o trajeto que o lixo percorre. Depois, a criatividade tomou conta: os pequenos colocaram a mão na massa, fazendo desenhos, cartazes e brinquedos com materiais recicláveis, e até aprenderam músicas sobre o tema.
No dia a dia, a teoria virou prática. As crianças foram orientadas sobre como separar o lixo corretamente, reduzir, reutilizar e reciclar. As famílias também foram convidadas a participar, aprendendo a importância do descarte correto em casa.
O ponto alto do projeto foi uma surpresa emocionante: a escola decidiu agradecer aos garis que trabalham duro para manter a cidade limpa. As crianças e professores se juntaram na rua, com cartazes coloridos, cantando e aplaudindo os profissionais. Foi um momento de pura celebração e gratidão, mostrando que pequenas ações podem fazer uma enorme diferença. Todos cantaram e celebraram o importante trabalho realizado diariamente.
Como disse a vice-diretora Cintia Ribeiro, a iniciativa foi tão poderosa que até os vizinhos saíram de casa para elogiar o trabalho das crianças e da escola. O projeto não só ensinou sobre o meio ambiente e a reciclagem, mas também reforçou valores como respeito e gratidão, criando um impacto positivo e duradouro na comunidade. Esse foi um momento memorável!
