Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: A imagem mostra três mulheres sentadas em cadeiras dentro de um ambiente iluminado, com cortinas brancas nas janelas ao fundo. Elas estão participando de um momento de relaxamento, com os pés mergulhados em recipientes para escalda-pés. Duas delas estão sorrindo e seguram xícaras com chá. Ao lado esquerdo da imagem, há uma mesa com pães, biscoitos e utensílios de chá, reforçando o clima acolhedor do momento. Os calçados das participantes estão ao lado das cadeiras.
Acervo Emei Granja de Freitas

Chá entre nós, na Emei Granja de Freitas

criado em - atualizado em

 

Com o objetivo de contribuir para a redução do estresse da rotina dos(as) professores(as), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Granja de Freitas promoveu o projeto “Chá entre nós”, proporcionando aos(às) colaboradores(as) da comunidade escolar um momento de cuidado, reflexão e bem-estar. Assim, no dia 17 de março, diversas ações e orientações sobre o autocuidado foram feitas na Emei.


As ações foram voltadas à saúde mental, essencial para estimular a produtividade e o desempenho de qualquer profissional. O apoio mútuo dentro da comunidade escolar é fundamental para cuidar de si e de outros. Dessa forma, a atenção aos cuidados físicos e à introspecção acabam gerando relaxamento e postura ativa, indispensáveis para uma vida saudável e com energia positiva, prevenindo o estresse, a ansiedade, os problemas de saúde e a medicalização excessiva.


No dia do evento, a sala dos(as) professores(as) foi transformada em um espaço acolhedor. Com luzes baixas, cortinas nas janelas, música ambiente e fonte com essências aromáticas, os(as) profissionais desfrutaram de massoterapia, além de escalda-pés de sal grosso e lavanda. Ao mesmo tempo, foram servidos chás de variados sabores, bolos e salgadinhos para deixar o momento ainda mais prazeroso.


As práticas voltadas para a valorização e o bem-estar dos(as) profissionais são realizadas mensalmente na Emei, com o intuito de criar um ambiente de ensino empático e acolhedor. No mês de março, os(as) professores(as) foram separados(as) em grupos de cinco pessoas para as sessões de massagem e, enquanto eram atendidos(as) pela massoterapeuta, os(as) demais participavam do escalda-pés.


Foi um dia marcante, no qual todos(as) expressaram gratidão e ressaltaram o significado desse momento especial. “Fiquei encantada! Minha gratidão. Essa experiência certamente será lembrada como uma das grandes alegrias que esta instituição me proporcionou", afirmou a professora Ana Paula Campos.