Pular para o conteúdo principal

/educacao/boas-praticas/cartas-que-conectam-escolas-e-fortalecem-lacos
Acervo EMAG

Cartas que conectam escolas e fortalecem laços

criado em - atualizado em

Você já imaginou trocar cartas com colegas de outras escolas e descobrir um mundo de curiosidades? Foi isso que aconteceu com os(as) alunos(as) do 3° e 5° anos da EMEF Arthur Guimarães, na Regional Noroeste, durante o Projeto Correspondência – Intercâmbio entre Escolas.

 

O projeto promoveu a troca de cartas entre os estudantes da Arthur Guimarães e a Escola Estadual Santos Anjos, também em Belo Horizonte, incentivando a escrita em situações reais de comunicação. Cada aluno(a) pôde se apresentar, falar sobre sua família, gostos, brincadeiras, além de enviar ilustrações e pequenos trabalhos anexos às cartas. A culminância do projeto contou ainda com a visita da escola parceira, tornando a troca de experiências ainda mais rica e próxima.

 

O impacto na turma foi evidente! Laura Cardoso Rodrigues, aluna do 3°ano da tarde, contou: “Adorei o projeto, pois nos conectamos com novas pessoas e nos trouxe uma nova experiência.” A professora Silvana de Almeida Ferreira reforça que “o projeto estimula a escrita, a criatividade e fortalece laços de amizade e respeito à diversidade”.

 

E você, já pensou em criar oportunidades na sua escola para que os alunos desenvolvam a escrita e comunicação, além de construir amizades de uma nova maneira?