Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Duas crianças, um menino e uma menina, vestindo uniformes verdes, estão agachadas na terra fofa, plantando uma muda pequena. As duas seguram uma pá laranja. Atrás delas, há uma faixa amarela e branca celebrando "60 Anos de Presença Pavoniana em Belo Horizonte".
Acervo Creche Obras Sociais Padre Agnaldo

Cartas que atravessam o tempo e a memória

criado em - atualizado em

O que você escreveria hoje para ler daqui a cinco anos? Na instituição Obras Sociais Padre Agnaldo (Pavonianas), Regional Centro-Sul, crianças e adolescentes participaram de uma atividade especial em comemoração aos 60 anos da instituição: a criação da Cápsula do Tempo da Obra Pavoniana. Durante o mês de setembro, eles refletiram sobre sonhos, expectativas e conquistas que desejam alcançar nos próximos cinco anos, registrando tudo em cartas e mensagens.

 

Esses escritos, carregados de esperança e imaginação, foram reunidos e enterrados no espaço da escola no dia 22 de setembro. Assim, ficam preservados como uma memória coletiva, pronta para ser revisitada no futuro.

 

“As crianças se empenharam de verdade para produzir as cartas para o futuro. Inicialmente elas pensavam em coisas materiais, mas conversei um pouco com elas até que começaram a soltar a imaginação, pensando nas profissões e no que queriam para o futuro”, contou Leila Marta, monitora do 3º ano.

 

Mais do que uma atividade lúdica, a Cápsula do Tempo se tornou um exercício de esperança, fortalecendo vínculos e incentivando cada estudante a acreditar na construção de trajetórias positivas.