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A imagem mostra um quadro branco com colagem de peças de quebra-cabeças coloridas e a seguinte frase: “Família e escola, peças que se encaixam!”. Em frente ao quadro, há três mesas juntas – duas estão cobertas com toalhas verdes e a do centro, com uma toalha em xadrez verde e branco. Em cima delas, há duas garrafas de refrigerante, cinco caixas de suco, três caixas de pizza, um grande bolo retangular e uma grande torta salgada retangular.
Acervo Emei Maria Goretti

Café com Prosa: abordagem saborosa sobre o autismo

criado em - atualizado em

 

Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Goretti promoveu diversas ações durante o mês de abril. No dia 2, por exemplo, todos(as) os(as) alunos(as) deixaram a escola com pulseiras temáticas para enaltecer a data em respeito às diferenças.
 

Na promoção de um espaço acolhedor de fala, escuta e troca de experiências entre a comunidade escolar e familiares de alunos(as) com diferentes deficiências, foi realizado o “Café com Prosa”. Nesse momento especial, a escola preparou um lanche e ofereceu uma lembrancinha para cada participante: um bloquinho e uma caneta em formato de lâmpada, para representar a parceria iluminadora entre família e escola. Além disso, os(as) professores(as) foram presenteados(as) com marcadores de página sobre o autismo como material de apoio.
 

Para engrandecer o evento, a equipe do Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS) elaborou uma cartilha informativa sobre o autismo. O material foi distribuído aos familiares, na entrada e na saída da escola, por duas mães de alunos(as) dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em ambos os turnos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e levar conhecimento sobre o espectro. Durante todo o mês, ficou exposto um mural temático na entrada da Emei, para lembrar a causa e celebrar o Abril Azul.
 

Com o sucesso do encontro, a escola decidiu planejar novas edições do “Café com Prosa” para abordar outros temas relevantes e oferecer um espaço contínuo de apoio aos pais e aos (às) responsáveis. Raissa Helena de Sousa, mãe de Davi, de 4 anos, fala sobre sua experiência no Café: “Fiquei surpresa e encantada pelo capricho e preocupação da escola conosco, famílias atípicas. Muitas são as adversidades que temos que enfrentar, e ter um espaço para receber atenção traz confiança em saber que nossos filhos estão em uma escola que preza pela inclusão e respeito.”