4 August 2025 -
EM Fernando Dias Costa cria seu próprio seminário para compartilhar conhecimento
O nome “Boas Práticas” já inspira educadores(as) em toda a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). Na Escola Municipal Fernando Dias Costa (EMFDC), a ideia foi abraçada com tanto afinco que ganhou uma versão local: um seminário interno, criado para que o conhecimento que floresce em cada sala de aula possa ser compartilhado, celebrado e multiplicado entre os pares.
A edição inaugural, realizada em junho, foi uma jornada completa pelo saber pedagógico. A professora Nádia de Souza abriu os trabalhos conectando a teoria à prática ao apresentar sua tese de Mestrado sobre fonemas e sua importância na alfabetização.
Em seguida, as professoras Adriana Aparecida da Silva e Giovanna Rafaella Abreu apresentaram um relato sobre a aprendizagem a partir da consciência fonológica. O ponto alto foi quando o estudante Samuel, alfabetizado por essa metodologia, tornou-se a prova viva do sucesso da abordagem, ao realizar uma leitura que emocionou a todos(as).
A tarde foi encerrada com uma viagem afetiva conduzida pela professora Vânia Lúcia da Fonseca – na escola desde sua inauguração, em 1991. A educadora teceu a história da instituição a partir de suas próprias memórias e do sucesso da trajetória profissional de ex-estudantes.
“Esses momentos são importantes para que consigamos conversar sobre nossas práticas”, afirmou o diretor Marcelo Graciano Carvalho, resumindo o espírito do projeto.
O sucesso foi tamanho que mais dois encontros já estão planejados para este ano, com o próximo tema sendo Psicomotricidade. Acompanhe as novidades pelo perfil da escola no Instagram.