28 July 2025 -
Pioneirismo do CEI Imaculada valoriza produção artística de estudantes da Rede Municipal
O que antes ficava nos murais das escolas, agora ganha paredes de galeria, iluminação especial e o olhar atento do público. Belo Horizonte acaba de inaugurar sua primeira galeria de arte pública dedicada exclusivamente à produção infantojuvenil. O espaço, que nasce no Centro de Educação Integrada (CEI) da Escola Municipal Imaculada Conceição, foi criado para ser um polo de reconhecimento e celebração da criatividade que pulsa em toda a Rede Municipal de Educação (RME-BH).
Por meio de um edital de ocupação, lançado em abril, a galeria se transformou em um palco para o talento de estudantes e o trabalho dedicado de seus(suas) educadores(as), que promovem a autoria, a criatividade e a importância das artes visuais no ambiente escolar. A grande estreia, em junho, ficou por conta da exposição "Arte Indígena Contemporânea", da Escola Municipal Sérgio Miranda. Conduzida pela professora Adriane Ribeiro com turmas do 7º ao 9º ano, a mostra apresentou releituras de grafismos dos povos originários, estimulando reflexões sobre identidade e cultura.
A iniciativa já é inspiração para a RME-BH. Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila Estrela, por exemplo, a professora Silvia Machado preparou releituras das obras da artista Raquel Bolinho com as crianças da Educação Infantil, utilizando argila, tecidos e tintas. Para ela, a oportunidade de expor transcende a simples mostra de trabalhos.
A professora disse ter ficado muito animada pela ideia de expor seu trabalho: “Poder expor esses trabalhos é mostrar todo um processo de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, tendo a Arte como eixo norteador. Eixo que se relacionou com a temática do projeto de sala (‘Minas: Mãos na Arte’), envolvendo vivências e experiências. Quando você tem a oportunidade de mostrar os trabalhos de alunos para além dos murais da escola, abre-se um caminho no qual se possibilita que mais pessoas vejam, apreciem e acompanhem o que é aprendido dentro da escola.”
O projeto é um reconhecimento de que a arte é um pilar na formação integral dos(as) estudantes e que, por trás de cada trabalho, existe a dedicação de professores(as) que incentivam a criatividade e a autoria, reforçando o compromisso da RME-BH em integrar arte, cultura e educação.