Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: na imagem, doze mulheres estão reunidas em um auditório, sentadas em cadeiras de auditório e sorrindo. O auditório tem paredes brancas, cadeiras escuras e uma porta de vidro, ao fundo, decorada com bandeirinhas coloridas.
Acervo Ascom

Autocuidado é celebrado em evento para mães

criado em - atualizado em

 

A Escola Municipal Santo Antônio, da Regional Centro-Sul, realizou, em 5 de maio, um evento de duas palestras para as mães dos(as) alunos(as) da escola, em comemoração ao mês das mães. Nos dois momentos, foram discutidos desafios das mulheres no século XXI e práticas de autocuidado. A ação faz parte do projeto “Cidadaniar”, que tem como objetivo principal despertar a prática da cidadania. 


Diene Seixas, ginecologista e obstetrícia, conversou com os(as) presentes sobre os “Desafios das Mulheres no Século XXI”, quando abordou as armadilhas da comparação com outras mulheres e a necessidade de olhar e cuidar mais de si mesma. Camila Catizani, dermatologista, que palestrou sobre “Práticas de autocuidado das mulheres no dia a dia”, compartilhou a importância do momento: “A expectativa é que todo mundo aprenda um pouquinho, mas que eu também aprenda com vocês, com a experiência do dia a dia, e essa troca seja perfeita.”


Heleninha Araújo, uma das mães presentes, destacou a importância de momentos de aprendizados como o proporcionado pelo projeto: “Esse evento tem grande utilidade para todas nós, mães, porque é muito importante quando a gente aprende, e o que a gente adquire com a aprendizagem a gente passa para outras pessoas.”


Andreia Costa, diretora da escola, compartilha que essa não é a única ação voltada às mães da instituição: “No mês passado mesmo, a gente fez um dia que chamamos de famílias talentosas, em que as mães fizeram oficinas de artesanato pra gente. Fizeram sabonete, artesanato e flores de EVA. Elas nos ensinaram, ensinaram as outras mães a fazer.”


A iniciativa é coordenada por João Felipe Gonzaga, psicólogo, e Vanessa Quintanilha, assistente social, ambos integrantes do “Projeto Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na Educação (PAS)”, que abarca o “Projeto Cidadania”. O encontro teve, ainda, um momento de confraternização, quando foi compartilhado um lanche. De acordo com Quintanilha, essa foi a primeira etapa, que terá continuidade em um outro momento, no qual os órgãos competentes irão falar sobre o acesso aos direitos referentes à cidadania.